A perda de carga ao longo de um tubo depende do seu comprim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1163767 Engenharia Civil
A perda de carga ao longo de um tubo depende do seu comprimento e diâmetro interno, da rugosidade da sua superfície interna e da vazão. Para calcular o valor da perda de carga nos tubos, recomenda-se utilizar a equação universal, obtendo-se os valores das rugosidades junto aos fabricantes dos tubos. Na falta dessa informação, podem ser utilizadas as expressões de Fair-Whipple-Hsiao para tubos lisos e rugosos. A perda de carga nas conexões que ligam os tubos, formando as tubulações, deve ser expressa em termos de comprimentos equivalentes aos tubos que, com isso, a perda de carga em um cotovelo de 90° para um diâmetro nominal de 20 mm, o comprimento equivalente para tubo rugoso (tubo de aço-carbono, galvanizado ou não) para água fria é de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra B

Encontrei o dado nessa tabela

http://eec-ufg.tripod.com/IHSP/Perdas.pdf

Acho uma sacanagem a banca cobrar isso, existe alguma fórmula para se calcular?

Caramba...

Tem que decorar a tabela dos comprimentos equivalentes da perda de carga localizada pra resolver essa questão. Complicado !

E o pior é que quem se deu ao trabalho de decorar, ainda errou! Porque quem decora, normalmente decora a tabela A.3 que é a que trata de materiais de PVC, e a questão pede o comprimento para materiais rugosos.

Absurdo ter questão assim. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo