Um paciente com 60 anos de idade procurou uma unidad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2487000 Medicina

        Um paciente com 60 anos de idade procurou uma unidade básica de saúde para acompanhamento de tratamento de hipertensão arterial sistêmica. Verificou-se ser tabagista e sedentário. Ele faz uso diário de hidroclorotiazida na dosagem de 25 mg; tem antecedentes familiares de cardiopatia aterosclerótica e, em três consultas anteriores, seus níveis pressóricos encontravam-se elevados. O exame físico da atual consulta mostrou IMC igual a 30 kg/m² e pressão arterial de 160 mmHg × 100 mmHg no braço direito e de 140 mmHg × 85 mmHg no braço esquerdo. Não houve mudança dos níveis de pressão arterial com a mudança postural e nas outras duas medições feitas no meio e no final da consulta. A ausculta cardíaca se mostrou normal. Os pulsos periféricos estavam simétricos e palpáveis.


Acerca desse quadro clínico hipotético, julgue o item a seguir. 


Medidas não farmacológicas devem ser implementadas, motivo pelo qual o tratamento farmacológico pode ser mantido tal como anteriormente prescrito. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

Vamos compreender detalhadamente o porquê dessa resposta:

O paciente apresentado tem 60 anos, é tabagista, sedentário e está em tratamento para hipertensão arterial sistêmica (HAS). Ele faz uso de hidroclorotiazida 25 mg, tem antecedentes familiares de cardiopatia aterosclerótica e apresenta níveis pressóricos elevados em consultas anteriores.

Na consulta atual, seu IMC é de 30 kg/m² (indicando obesidade) e a pressão arterial (PA) está elevada: 160/100 mmHg no braço direito e 140/85 mmHg no braço esquerdo. Estas leituras de PA são consistentes e não há variação postural significativa.

Para tratar adequadamente a hipertensão arterial, é fundamental considerar tanto medidas farmacológicas quanto medidas não farmacológicas. As medidas não farmacológicas incluem mudanças no estilo de vida, como:

  • Redução do consumo de sal
  • Adequação de uma dieta saudável
  • Aumento da atividade física
  • Controle do peso
  • Interrupção do tabagismo

Contudo, a pressão arterial do paciente permanece elevada apesar do uso de hidroclorotiazida. Portanto, não é suficiente apenas manter as medidas não farmacológicas e o tratamento farmacológico existente. É necessário ajustar o tratamento medicamentoso para alcançar um controle adequado da PA.

Portanto, a afirmação de que "Medidas não farmacológicas devem ser implementadas, motivo pelo qual o tratamento farmacológico pode ser mantido tal como anteriormente prescrito." é errada porque não aborda a necessidade de ajuste da terapia farmacológica para controlar eficazmente a hipertensão do paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um paciente hipertenso, tabagista, sedentário, com histórico familiar de cardiopatia aterosclerótica e obesidade (IMC igual a 30 kg/m²), que não está conseguindo controlar adequadamente a pressão arterial apesar de estar em uso de hidroclorotiazida. As medidas não farmacológicas, que incluem mudanças de estilo de vida como cessação do tabagismo, prática regular de exercícios físicos, dieta saudável e controle de peso, são fundamentais e devem ser implementadas em todos os pacientes hipertensos, pois podem ter um impacto significativo na redução da pressão arterial e na diminuição do risco cardiovascular. No entanto, o texto sugere erradamente que o tratamento farmacológico pode ser mantido sem alterações, apesar das evidências de que o controle pressórico do paciente não está sendo eficaz com o tratamento atual. Diante deste cenário, seria necessário reavaliar e possivelmente intensificar o tratamento farmacológico, que pode incluir o aumento da dose do diurético, a adição de outra classe de anti-hipertensivos ou a revisão da terapia em curso para alcançar os alvos pressóricos recomendados. Portanto, a afirmação de que "o tratamento farmacológico pode ser mantido tal como anteriormente prescrito" está incorreta, pois ignora a necessidade potencial de ajustes na medicação diante do controle inadequado da hipertensão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo