Uma paciente com 50 anos de idade procurou um serviç...
Uma paciente com 50 anos de idade procurou um serviço médico para avaliação clínica de rotina. Ela informou se sentir saudável e negou a presença de sintomas; nunca fumou ou fez uso de bebidas alcoólicas; não pratica exercícios físicos e disse ter uma alimentação normocalórica. O pai dela é portador de hipertensão arterial e a mãe faz tratamento para diabetes. O exame físico dessa paciente mostrou peso de 90 kg e altura de 1,60 m. Os exames laboratoriais realizados na consulta mostraram glicemia de jejum de 200 mg/dL e hemoglobina glicada de 8%. O hemograma, o lipidograma e as funções renal, hepática e tireoidiana apresentaram resultados dentro do limiar de normalidade. Sorologias para hepatite e HIV foram negativas.
Acerca desse quadro clínico hipotético, julgue o item que se segue.
A idade da paciente e a presença de obesidade são fatores
que excluem o diagnóstico de diabetes melito do tipo 1.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é Errado (E).
Vamos analisar a questão com mais detalhes:
A paciente de 50 anos apresentou glicemia de jejum de 200 mg/dL e hemoglobina glicada de 8%. Esses valores são diagnósticos para diabetes mellitus (DM). De acordo com a American Diabetes Association (ADA), diabetes mellitus é diagnosticado quando a glicemia de jejum é ≥126 mg/dL ou quando a hemoglobina glicada (HbA1c) é ≥6,5%.
No enunciado, é mencionado que a paciente possui fatores de risco familiares para diabetes (mãe com diabetes e pai com hipertensão). Além disso, a paciente tem um índice de massa corporal (IMC) de 35,2 kg/m² (peso de 90 kg e altura de 1,60 m), o que a classifica como obesa.
Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é mais comum em indivíduos com idade superior a 45 anos, obesidade, histórico familiar de diabetes, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. Esses fatores estão presentes na paciente descrita.
Por outro lado, o diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune que geralmente se manifesta em crianças e adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade. Não é correto afirmar que a idade da paciente (50 anos) e a obesidade excluem o diagnóstico de DM1. Embora menos comum, DM1 pode ser diagnosticado em adultos, inclusive em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Portanto, a presença desses fatores não exclui automaticamente o diagnóstico de DM1.
Dessa forma, a afirmação de que "a idade da paciente e a presença de obesidade são fatores que excluem o diagnóstico de diabetes mellitus do tipo 1" está errada. Embora DM1 seja mais comum em jovens e magros, ele não é exclusivo a essas características, e adultos obesos também podem ser diagnosticados com DM1.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo