Qual é o processo de formação de palavras que originou o vo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541911 Português
Mundo de curiosidades

CHC | 354


1. Cérebro em desenvolvimento

      Quando nascemos, o nosso cérebro não é considerado totalmente “pronto”. Ele continua crescendo e se desenvolvendo por muitos e muitos anos. Da gestação até os 3 anos de idade é quando o cérebro mais cresce. Esse período de amadurecimento inicial permite, por exemplo, que a criança se comunique, sente, ande e interaja com as pessoas. Já por volta dos 6 anos de idade, o córtex cerebral (a parte externa que todos chamam de “massa cinzenta”) completa seu desenvolvimento. Essa é a região responsável pela nossa capacidade de falar, prestar atenção numa aula, de usar o lápis para escrever nas linhas de um caderno, entre outras coisas. Na adolescência, por volta dos 14 anos, outras regiões amadurecem, permitindo o controle das emoções. Esse período dura mais tempo. Somente por volta dos 30 anos de idade é que o cérebro humano para de crescer. Acredita?


Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão
Universidade Federal Fluminense



2. Os carros voadores estão chegando?


         Você já deve ter andado em um carro, mas duvido que tenha voado em um! Os carros voadores, porém, já são realidade. Trata-se de um tipo novo de veículo que se parece com um carro, mas possui hélices como um helicóptero. São bem parecidos também com um drone, só que maiores, como um carro de verdade, com hélices bem grandes. Outra curiosidade é que eles podem transportar passageiros sem a presença de um piloto. Sim! Eles voam de forma autônoma.

       A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronaves) está desenvolvendo o primeiro carro voador do Brasil. Outros estão em construção em países como China e Austrália. O que você acharia de voar de carro por aí?

Kalinka Branco
Laboratório de Sistemas Embarcados Críticos
Departamento de Sistemas de Computação
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Universidade de São Paulo



3. Emigração ou imigração? 

   Emigração e imigração são termos que ______ (faz/fazem) referência a movimentos de deslocamento de populações no mundo, em busca de moradia fixa em outra região ou país. Atualmente, cerca de oito bilhões de pessoas ______ (habita/habitam) nosso planeta, distribuídas por diferentes partes e com situações de vida distintas. É justamente em função destes diferentes contextos que ______ (ocorre/ocorrem) as migrações.

     Emigração é o movimento de saída do local de moradia em busca de uma nova residência em outra região ou país. Dentre os fatores que ______ (leva/levam) as pessoas a saírem estão pobreza, desemprego e risco de vida, seja por guerra ou por mudanças climáticas.

      Já a imigração é o movimento de entrada em uma nova região ou país para estabelecer moradia. Dentre os fatores que mais atraem as pessoas para isso ______ (está/estão) melhores oportunidades de emprego, estudo e qualidade de vida, além da própria sobrevivência.


Deborah da Costa Fontenelle
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
(CAp-Uerj)



4. Época das frutas


     [As] frutas produzidas por cada espécie de vegetal passam por seus próprios processos de amadurecimento. E estes processos estão ligados a condições do solo e do clima, como temperatura e volume de chuvas. Há frutas que se dão melhor em estações mais frias e com pouco sol, por exemplo, enquanto outras, precisam de temperaturas mais altas. São [as] chamadas “frutas da época” ou “frutas da estação”, e é natural que se desenvolvam melhor e captem mais nutrientes do solo em condições favoráveis. Além de serem mais saborosas, seus valores nutricionais também são maiores.

         Outro fato importante é que o combate [a] pragas costuma ser mais intenso em plantações fora de época. Assim, [as] frutas cultivadas em suas épocas específicas necessitam muito pouco ou nenhum agrotóxico. Viu só? O consumo de frutas da estação é uma maneira saudável e consciente de garantir [a] sustentabilidade da produção e torná-la mais segura para o planeta!



Ana Paula Gelli de Faria
Departamento de Botânica
Universidade Federal de Juiz de Fora


MUNDO de curiosidades (seção). Ciência Hoje das Crianças, ed. 354, maio de 2024. Disponível em: https://chc.org.br/artigo/mundo-de-curiosidades-354/. Acesso em: 04 mai. 2024. Adaptado.
Qual é o processo de formação de palavras que originou o vocábulo “sobrevivência”?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: B - Derivação prefixal e sufixal.

O tema central da questão é a formação de palavras, que é um tópico dentro da morfologia. Para resolver essa questão, é necessário compreender os diferentes processos de derivação que originam novas palavras na língua portuguesa.

A palavra "sobrevivência" é formada por dois processos de derivação ao mesmo tempo: prefixal e sufixal. Nesse caso, temos o prefixo "sobre-", que é adicionado ao radical "viv" (de viver), e o sufixo "-ência". Essa combinação caracteriza a derivação prefixal e sufixal, já que ambos, prefixo e sufixo, são adicionados simultaneamente. Por isso, a alternativa correta é a letra B.

Agora, vamos examinar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Derivação sufixal: Esta alternativa estaria correta se somente o sufixo fosse adicionado ao radical. No caso de "sobrevivência", temos também um prefixo, então não se trata apenas de derivação sufixal.

C - Derivação prefixal: Assim como na alternativa anterior, aqui está considerando apenas o acréscimo do prefixo. No entanto, a palavra "sobrevivência" também inclui um sufixo, o que torna a derivação prefixal e sufixal.

D - Derivação parassintética: Essa forma de derivação ocorre quando a palavra só existe se ambos, prefixo e sufixo, forem usados simultaneamente, mas de uma maneira que, se retirarmos um deles, a palavra não teria sentido. No caso de "sobrevivência", o radical "vivência" tem sentido por si só, portanto não se trata de derivação parassintética.

E - Derivação imprópria: Esse tipo de derivação ocorre sem adição de afixos, mudando apenas a classe gramatical da palavra. Como a palavra "sobrevivência" envolve adição de afixos, não é um caso de derivação imprópria.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Derivação Prefixal e Sufixal

A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.

Ex.: deslealmente (des- prefixo e -mente sufixo). Você pode observar que os dois afixos são independentes: existem as palavras, desleal e lealmente.

SOBRE (prefixo) + VIDA (substantivo) + VÊNCIA (sufixo) -> Derivação prefixal e sufixal.

Alguém pode me explicar qual o erro da Letra D? Derivação parassintética não seria a utilização de prefixo e sufixo ao mesmo tempo também?

@Carina, tem uma diferença sutil entre a derivação parassintetica e a prefixo+sufixo.

*parassintetica: se você tirar qualquer um dos prefixos/sufixos, a palavra perde o sentido. Não é o caso da questão, porque:

Sobrevivência - "Sobre" = vivência (existe)

Sobrevivênci - "ncia" = sobreviver (existe)

*derivação sufixal e prefixal = se tirar qualquer um dos agentes adicionados, a palavra tem lógica/existência, como no caso da questão.

Bons estudos

viv é o radical, não foi alterado, portanto, derivação prefixal e sufixal

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo