Qual é o processo de formação de palavras que originou o vo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Derivação prefixal e sufixal.
O tema central da questão é a formação de palavras, que é um tópico dentro da morfologia. Para resolver essa questão, é necessário compreender os diferentes processos de derivação que originam novas palavras na língua portuguesa.
A palavra "sobrevivência" é formada por dois processos de derivação ao mesmo tempo: prefixal e sufixal. Nesse caso, temos o prefixo "sobre-", que é adicionado ao radical "viv" (de viver), e o sufixo "-ência". Essa combinação caracteriza a derivação prefixal e sufixal, já que ambos, prefixo e sufixo, são adicionados simultaneamente. Por isso, a alternativa correta é a letra B.
Agora, vamos examinar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Derivação sufixal: Esta alternativa estaria correta se somente o sufixo fosse adicionado ao radical. No caso de "sobrevivência", temos também um prefixo, então não se trata apenas de derivação sufixal.
C - Derivação prefixal: Assim como na alternativa anterior, aqui está considerando apenas o acréscimo do prefixo. No entanto, a palavra "sobrevivência" também inclui um sufixo, o que torna a derivação prefixal e sufixal.
D - Derivação parassintética: Essa forma de derivação ocorre quando a palavra só existe se ambos, prefixo e sufixo, forem usados simultaneamente, mas de uma maneira que, se retirarmos um deles, a palavra não teria sentido. No caso de "sobrevivência", o radical "vivência" tem sentido por si só, portanto não se trata de derivação parassintética.
E - Derivação imprópria: Esse tipo de derivação ocorre sem adição de afixos, mudando apenas a classe gramatical da palavra. Como a palavra "sobrevivência" envolve adição de afixos, não é um caso de derivação imprópria.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Derivação Prefixal e Sufixal
A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.
Ex.: deslealmente (des- prefixo e -mente sufixo). Você pode observar que os dois afixos são independentes: existem as palavras, desleal e lealmente.
SOBRE (prefixo) + VIDA (substantivo) + VÊNCIA (sufixo) -> Derivação prefixal e sufixal.
Alguém pode me explicar qual o erro da Letra D? Derivação parassintética não seria a utilização de prefixo e sufixo ao mesmo tempo também?
@Carina, tem uma diferença sutil entre a derivação parassintetica e a prefixo+sufixo.
*parassintetica: se você tirar qualquer um dos prefixos/sufixos, a palavra perde o sentido. Não é o caso da questão, porque:
Sobrevivência - "Sobre" = vivência (existe)
Sobrevivênci - "ncia" = sobreviver (existe)
*derivação sufixal e prefixal = se tirar qualquer um dos agentes adicionados, a palavra tem lógica/existência, como no caso da questão.
Bons estudos
viv é o radical, não foi alterado, portanto, derivação prefixal e sufixal
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo