Uma paciente com 50 anos de idade procurou um serviç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2487007 Medicina

        Uma paciente com 50 anos de idade procurou um serviço médico para avaliação clínica de rotina. Ela informou se sentir saudável e negou a presença de sintomas; nunca fumou ou fez uso de bebidas alcoólicas; não pratica exercícios físicos e disse ter uma alimentação normocalórica. O pai dela é portador de hipertensão arterial e a mãe faz tratamento para diabetes. O exame físico dessa paciente mostrou peso de 90 kg e altura de 1,60 m. Os exames laboratoriais realizados na consulta mostraram glicemia de jejum de 200 mg/dL e hemoglobina glicada de 8%. O hemograma, o lipidograma e as funções renal, hepática e tireoidiana apresentaram resultados dentro do limiar de normalidade. Sorologias para hepatite e HIV foram negativas.         


Acerca desse quadro clínico hipotético, julgue o item que se segue. 


O caso em apreço impõe a necessidade da busca de causas secundárias de diabetes melito, cujo tratamento pode promover melhora do controle metabólico.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa apresentada sugere a investigação de causas secundárias de diabetes mellitus, contudo, com base no quadro clínico descrito, não há informações suficientes que justifiquem tal busca. A paciente, com 50 anos, apresentou uma glicemia de jejum de 200 mg/dL e hemoglobina glicada de 8%, valores que sugerem o diagnóstico de diabetes mellitus, principalmente no contexto da ausência de sintomas e de resultados normais nos outros exames, sem sinais aparentes de doenças que poderiam causar diabetes secundariamente (como doenças pancreáticas, endocrinopatias, uso de medicamentos, entre outras). Além disso, ela possui histórico familiar de diabetes, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2. Portanto, a resposta correta para essa questão é que não há indicação imediata para a busca de causas secundárias de diabetes, devendo-se iniciar a abordagem e manejo padrão para o diabetes tipo 2, que inclui mudança no estilo de vida e, se necessário, tratamento farmacológico para controle glicêmico.

É RECOMENDADO utilizar, como critérios de diagnóstico de DM, a glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl, a HbA1c maior ou igual a 6,5%, a glicemia no TTGO-1h maior ou igual a 209 mg/dl ou a glicemia no TTGO- 2h maior ou igual a 200 mg/dl. Se somente um exame estiver alterado, este deverá ser repetido para confirmação.

O paciente não precisa de pesquisar causas secundárias de DM2

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo