No que se refere a projetos de instalações prediais de comba...
Um dos sistemas largamente utilizados em edifícios multifuncionais, consagrado pela sua eficiência, é o sistema automático de sprinklers. Esse sistema é baseado em uma rede hidráulica cujo projeto deve prever reservatório d’água, colunas, ramais, subramais e pontos onde devem ser localizados aspersores que são acionados automaticamente pela elevação da temperatura.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
certo!
Um sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo. As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.
Dentro da linha de equipamentos fixos de combate a incêndios, os sprinklers tem se mostrado um dos meios mais eficientes e econômicos, que podem diminuir os prejuízos à sua propriedade. Talvez, seja porque são sistemas anti incêndios que funcionam sem a necessidade da ação humana imediata, já que são instalados nos ambientes, produzindo sua “chuva” característica quando a temperatura atinge níveis elevados.
Engraçado que na NBR não tem subramais e mesmo assim a CESPE considerou como correta.
Na NBR 10897:2020 ela diz que os componenetes de um sistema de chuveiro automáticos são:
chuveiro
coluna de alimentação
coluna principal (riser)
tubulações gerais (tubos que alimentam as tubulações subgerais, diretamente ou com conexões)
tubulações subgerais (tubos que alimentam os ramais)
ramais (tubos aos quais os chuveiros automáticos são fxados)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo