Memorando n.º 19/2018 - REI/...
Texto 2
Dados dos utilizadores do Facebook ilegalmente
usados. Choque!
Mais um escândalo com o Facebook: 57 milhões de usuários da rede (o número é uma estimativa, ninguém sabe com rigor) foram usados por empresa britânica para fins de propaganda política.
Quando li a notícia, lembrei imediatamente o título de uma crítica mordaz a um livro antigo de Martin Amis (“Koba the Dread”) que nunca mais esqueci: “Stalin was bad. Shock!” Seria possível usar as mesmas palavras para comentar o caso: “Dados dos utilizadores do Facebook ilegalmente usados. Choque!”
Mas deixemos o cinismo de lado. Porque no escândalo corrente é preciso relembrar um fato e fazer uma pergunta. Fato: as pessoas partilham voluntariamente os seus dados e a sua privacidade nas redes. Pergunta: por que motivo o fazem?
Eu sei, eu sei: não é elegante lembrar as coisas óbvias. É mais proveitoso pintar Mark Zuckerberg com as cores do demônio.
Longe de mim defender o sr. Zuckerberg, cuja megalomania e irresponsabilidade nunca me enganaram. Mas o poder que esse rapaz concentrou foi culpa exclusivamente nossa. Fomos nós que transformamos a “privacidade” — a maior conquista da civilização ocidental — em produto barato e até dispensável.
(COUTINHO, João Pereira. Folha de S. Paulo, 23/3/2018, com adaptações)
Memorando n.º 19/2018 - REI/IFA
Palmas, 23 de fevereiro de 2018.
Ao Senhor Diretor-geral do Campus Apinajé, do Instituto Federal do Araguaia
Assunto: Redistribuição de servidora
1. Em resposta ao Memorando n.º 36/2017 – CAP/IFA, encaminhamos o Ofício n.º 37/2017/UFSJ/PROGP, que trata da possibilidade de efetuar a redistribuição da servidora Ana Karine Garmes, matrícula Siape n.º 11111, ocupante do cargo de pedagoga, do Campus Apinajé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Araguaia, para o Campus Centro-Oeste Dona Lindu, da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.
Atenciosamente,
Neusa Helena Maldonado
Reitora do Instituto Federal do Araguaia
Tendo como referência o hipotético documento apresentado, julgue as afirmativas a seguir:
I. Infere-se que o Ofício n.º 37/2017/UFSJ/PROGP, citado no memorando em questão, foi emitido e assinado pela servidora Ana Karine Garmes, por ser esta a interessada no assunto tratado.
II. A emitente acertou ao identificar o tipo de expediente, bem como o número deste e a sigla do órgão expedidor: Memorando n.º 19/2018 - REI/IFA.
III. Como forma de polidez, a emitente poderia ter acrescentado o seguinte parágrafo: “2 Na oportunidade, expressamos votos de estima e consideração”.
IV. O emprego do fecho “Atenciosamente” revelou-se adequado, já que a comunicação foi dirigida a gestor ocupante de cargo de hierarquia inferior em relação ao cargo ocupado pela emitente.
V. A emitente deveria ter utilizado a modalidade de comunicação ofício em vez de memorando.
Assinale a alternativa correta:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A
I. Infere-se que o Ofício n.º 37/2017/UFSJ/PROGP, citado no memorando em questão, foi emitido e assinado pela servidora Ana Karine Garmes, por ser esta a interessada no assunto tratado. (Errado: Nada tem a ver de quem se trata o assunto do memorando com quem o assinou, quem o fez foi o Diretor-geral do Campus Apinajé)
II. A emitente acertou ao identificar o tipo de expediente, bem como o número deste e a sigla do órgão expedidor: Memorando n.º 19/2018 - REI/IFA. (Correto e está de acordo com o manual de redação oficial, TIPO nº XX/ANO - órgão)
III. Como forma de polidez, a emitente poderia ter acrescentado o seguinte parágrafo: “2 Na oportunidade, expressamos votos de estima e consideração”. (Errado: evita-se adjetivos que tendem à impessoalidade e ferem a concisão)
IV. O emprego do fecho “Atenciosamente” revelou-se adequado, já que a comunicação foi dirigida a gestor ocupante de cargo de hierarquia inferior em relação ao cargo ocupado pela emitente. (Correto: Pois quem envia o memorando é o Reitor para o diretor, que está em um cargo hierárquico inferior)
V. A emitente deveria ter utilizado a modalidade de comunicação ofício em vez de memorando. (Errado: Pois se trata de comunicação interna no órgão)
Como identificar que foi uma comunicação interna?
Edi Lee, vc perguntou....
Como identificar que foi uma comunicação interna?
assim: Ao Senhor Diretor-geral do Campus Apinajé, do Instituto Federal do Araguaia
Neusa Helena Maldonado....... Reitora do Instituto Federal do Araguaia (Memorando comunicação interna: tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos departamentos/setores de um órgão entre si)
GABARITO A
Se trata do mesmo órgão (reitora para diretor), comunicação eminentemente interna, então usamos o MEMORANDO.
Fechos:
ATENCIOSAMENTE: Quando for para subordinado, hierarquia inferior.
RESPEITOSAMENTE: Quando for para hierarquia acima, superior.
E lembrem-se, em toda comunicação oficial deve prezar pela IMPESSOALIDADE, nada de colocar adjetivos, advérbios e etc.
bons estudos.
Dentro do mesmo órgão, no caso, O Ministério da Educação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo