Um paciente com 40 anos de idade procurou uma unida...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2487014 Medicina

         Um paciente com 40 anos de idade procurou uma unidade de saúde, informando apresentar, há 6 meses, dor localizada em região epigástrica, que tem como fator de melhora a ingestão de alimentos e como fator de piora o jejum. Associam-se ao sintoma pirose e empachamento pós-prandial. O exame físico do paciente não apresentou alterações.


Julgue o próximo item, relativo a esse quadro clínico hipotético.


A descrição do caso da paciente mostra que a doença não está controlada. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - Certo.

Vamos entender por que essa alternativa está correta e como a questão aborda o tema. O quadro clínico apresentado descreve um paciente de 40 anos com dor epigástrica que melhora com a ingestão de alimentos e piora com o jejum, acompanhada de pirose (azia) e empachamento pós-prandial (sensação de estômago cheio). Esses sintomas são característicos de uma úlcera péptica.

A úlcera péptica é uma lesão na mucosa gástrica ou duodenal que ocorre devido ao desequilíbrio entre fatores agressivos (como ácido gástrico e pepsina) e fatores defensivos da mucosa (como muco e bicarbonato). Os sintomas descritos – dor que melhora com alimentos e piora com jejum – são típicos de uma úlcera duodenal.

O item afirma que a doença não está controlada. Isso é verdadeiro, pois o paciente está sintomático há 6 meses, o que indica que a úlcera ainda está ativa e não foi adequadamente tratada. Em uma condição controlada, esperaria-se alívio dos sintomas e cicatrização da úlcera.

Justificativas para a alternativa correta:

  • A persistência dos sintomas por 6 meses indica que o paciente continua sofrendo com a doença.
  • A descrição dos sintomas é clássica para úlcera péptica não tratada ou mal controlada.
  • Não houve menção a intervenções terapêuticas eficazes ou ao alívio dos sintomas, o que sugeriria controle da doença.

Por que a alternativa errada estaria incorreta:

  • Afirmar que a doença está controlada seria inconsistente com a presença contínua dos sintomas.
  • O controle da doença deve resultar na resolução ou significativa diminuição dos sintomas, o que não é o caso aqui.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto fornece informações detalhadas acerca dos sintomas de um paciente que se apresenta com dor epigástrica melhorada pela alimentação e piorada pelo jejum, além de sintomas associados como pirose (uma sensação de queimação no peito ou na parte superior do abdômen) e empachamento pós-prandial (sensação de estômago cheio após a refeição). Estes sintomas são frequentemente associados a patologias gástricas, como a úlcera péptica. O fato de o paciente reportar a presença contínua dos sintomas por um período de seis meses sugere que a condição não está sendo adequadamente gerenciada ou tratada, pois em um paciente com uma doença controlada, esperaríamos uma melhoria ou resolução dos sintomas. Portanto, a afirmação de que "a doença não está controlada" está correta com base nas informações oferecidas. Em um exame de múltipla escolha, é provável que essa questão esteja avaliando a capacidade do candidato de correlacionar sintomas a uma possível doença e de discernir sobre a eficácia do tratamento baseando-se na persistência dos sintomas. É importante lembrar que as questões de concursos públicos costumam seguir uma abordagem de "certo ou errado" e, nesse caso, com base nas diretrizes usuais para a conduta médica e interpretação dos sintomas descritos, a doença do paciente hipotético definitivamente não está controlada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo