A década de 1950, no Brasil, tem como preocupações o esforço...
A década de 1950, no Brasil, tem como preocupações o esforço de recuperação do pós-guerra e as tentativas de expansão do capitalismo internacional, o que implicou a ampliação das políticas sociais.
A assistência, no discurso governamental, adquire nova amplitude. Assim, o cientificismo e a sofisticação técnica permeiam as atividades do Serviço Social, posto que destinadas a
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
===> vamos nos atentar ao enunciado:
===> A década de 1950, no Brasil, tem como preocupações o esforço de recuperação do pós-guerra e as tentativas de expansão do capitalismo internacional, o que implicou a ampliação das políticas sociais. A assistência, no discurso governamental, adquire nova amplitude. Assim, o cientificismo e a sofisticação técnica permeiam as atividades do Serviço Social, posto que destinadas a
===> capitalismos está sendo expandido (fato 1); a assistência em um discurso GOVERNAMENTAL (fato 2); sofisticação técnica (fato 3).
===> Dessa forma, a demanda exigida pelo CAPITALISMO é de que o Serviço Social integre indivíduos e grupos ao mercado de trabalho e à sociedade vigente.
===> sem referência, questão feita por interpretação.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
também matei essa pelo contexto.
GABARITO C
No fim da década de 1940 e especialmente na década seguinte, abre-se um novo e amplo campo para os Assistentes Sociais; as grandes empresas (especialmente as industriais) passam a constituir um mercado de trabalho crescente. O Serviço Social se interioriza, acompanhando o caminho das grandes instituições, a modernização das administrações municipais, e o surgimento de novos programas voltados para as populações rurais. p. 350
Referência: Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho - Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 4ªedição.
Por isso a necessidade de "integrar indivíduos e grupos ao mercado de trabalho e à sociedade vigente".
GABARITO C
No fim da década de 1940 e especialmente na década seguinte, abre-se um novo e amplo campo para os Assistentes Sociais; as grandes empresas (especialmente as industriais) passam a constituir um mercado de trabalho crescente. O Serviço Social se interioriza, acompanhando o caminho das grandes instituições, a modernização das administrações municipais, e o surgimento de novos programas voltados para as populações rurais. p. 343 e 344
Referência: Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho - Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 29ªedição.
Copiei e colei a resposta da colega alterando as páginas e a edição para aqueles que possuem edições diferentes.
Decada de 50 - Conhecido como Desenvolvimentismo Brasileiro, que apostava no Capitalismo Industrial.
Quando Ocorreu? Após Segunda Guerra Mundial, e era vista como estrategia erguer os paises que estava devassados da Guerra. Precisava então se pensar em proposta de envolver a todos para o desenvolvimento nacional econômico.
Como era entendida? Estratégia Governamental de Integrar o individuo e sua família do desenvolvimento nacional. Assim o ASSISTENTE SOCIAL era o agente do desenvolvimento .
Qual era o Foco? Desenvolver nas comunidades a conciencia que para resolver seu problemas eles mesmo deveriam resolver, através de suas iniciativas e recursos .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo