Analise os componentes estruturais do (2º§). I.A voz do tex...
I.A voz do texto faz alusão a situações reais, que estão em evidência no momento em que apresenta o teor discursivo. II.O período: "a violência contra professores e a grosseria no convívio em casa" está formado por duas orações que se coordenam por adição. III.A expressão: "a crise financeira global". - exemplifica concordância nominal. IV.A expressão sublinhada no trecho: "Duas pontas da nossa sociedade se unem para produzir isso:" equivale a "são unidas". V.Em: "Governos bons são caluniados, os piores são prestigiados". - temos um período composto por subordinação construido com exemplo de silepse.
Estão CORRETAS:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito na alterativa E
Solicita-se julgamento das assertivas abaixo:
I. A voz do texto faz alusão a situações reais, que estão em evidência no momento em que apresenta o teor discursivo.
Correto. O uso, ao longo da construção, de formas verbais conjugadas em presente do indicativo é indício da atualidade dos fatos narrados, de sorte que a veracidade das informações pode ser aferida pelo teor do assunto.
II. O período: "a violência contra professores e a grosseria no convívio em casa" está formado por duas orações que se coordenam por adição.
Incorreto. Não há verbo na construção, que é composta por termos essencialmente nominais, não havendo que se falar em orações.
III. A expressão: "a crise financeira global". - exemplifica concordância nominal.
Correto. O termo adjetivo "financeira" concorda com o substantivo ao qual se relaciona em explicito exemplo de concordância nominal.
IV. A expressão destacada no trecho: "Duas pontas da nossa sociedade se unem para produzir isso:" equivale a "são unidas".
Correto. O termo destacado é forma verbal de voz passiva sintética com pronome anteposto. A substituição altera, de forma equivalente e sem erros, a forma de voz passiva, que passa a ser analítica.
V. Em: "Governos bons são caluniados, os piores são prestigiados". - temos um período composto por subordinação construído com exemplo de silepse.
Incorreto. Não há caso de silepse na construção em tela, que pode ser vista como coordenada aditiva ou subordinada composta por oração adverbial temporal, a depender da semântica pretendida.
Há estudantes que estão incorretamente confundindo silepse com elipse. Naquela ocorre a concordância com termo subentendido, nesta, a supressão de um termo já citado. No caso em tela, a construção da passagem tornou elíptico o substantivo "governo".
Cara, posso estar errado, mas na questão IV a partícula "se" é pronome recíproco e não apassivador, uma vez que o seu verbo possui traço semântico mais agente, visto que podemos identificar quem realiza sua ação. Contudo, creio que dá para colocarmos como correto porque a expressão "são unidas" pode substituir semanticamente a passagem original.
na v, há a silepse sim, sendo a omissão de governos, sem a necessidade de dizer de repetir governos ruins, já que foi mensionado antes.
Parece-me ZEUGMA no item V
nao ta sublinhado o "se unem" af errei por isso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo