Em uma região urbana com elevada concentração de habitantes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541797 Saúde Pública
Em uma região urbana com elevada concentração de habitantes, a equipe de saúde familiar pertencente à Estratégia de Saúde da Família (ESF) enfrenta desafios no atendimento às demandas comunitárias. Qual é a abordagem mais eficiente para enfrentar essa situação, de acordo com as diretrizes da Atenção Básica?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C é a correta: promover ações de educação em saúde e prevenção de doenças para reduzir a demanda por atendimento.

Para resolver essa questão, precisamos entender o contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que é uma abordagem central da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). A ESF tem como objetivo a reorganização da prática assistencial em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional, orientando suas ações para as famílias e a comunidade. A questão aborda a gestão eficiente dos recursos para atender uma região urbana com alta densidade populacional.

Justificativa da alternativa correta (C): A promoção de ações de educação em saúde e prevenção de doenças é uma diretriz fundamental da atenção básica. Ao educar a população sobre hábitos saudáveis e prevenção de enfermidades, a equipe de saúde pode reduzir a demanda por atendimentos de emergência e consultas médicas, aliviando o sistema e melhorando a saúde geral da comunidade. Essa abordagem é eficaz e sustentável, já que foca na prevenção em vez de apenas no tratamento.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A) Reduzir o horário de funcionamento do posto de saúde para priorizar casos mais urgentes. Essa medida poderia limitar o acesso ao cuidado contínuo e preventivo, prejudicando a atenção integral à saúde da comunidade.

B) Aumentar o número de consultas médicas para diminuir o tempo de espera dos pacientes. Embora pareça uma boa solução a curto prazo, não aborda a causa raiz da alta demanda e não é sustentável, pois não tem foco na prevenção.

D) Encaminhar todos os casos para atendimento em hospitais de maior complexidade. Isso sobrecarregaria o sistema hospitalar e não atende a proposta de resolver problemas de saúde no nível primário, que é mais custo-efetivo e acessível.

E) Contratar menos profissionais de saúde para lidar com a demanda. Essa abordagem é contrária ao objetivo de melhorar o atendimento, pois menos profissionais resultariam em menor capacidade de atendimento e aumento do tempo de espera.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo