Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1070428 Redação Oficial

         

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Temos a informar à Vossa Senhoria que o material solicitado está em falta no almoxarifado e por isso não pode ser disponibilizado no momento.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao padrão culto da língua, especificamente ao uso da crase. Vamos à análise: 

De acordo com a regra da gramática normativa, os pronomes de tratamento em geral não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.
Para essa regra, há algumas exceções, pois alguns pronomes de tratamento admitem o uso do determinante e, portanto, exigem o acento grave indicativo da crase quando o termo regente pede a preposição "a". São esses pronomes: senhora(s), senhorita(s), dona(s), madame(s).

Diante da exposição acima, verificamos que antes do pronome "Vossa Senhoria", que é o que está presente na frase que deve ser analisada, não é admitido o uso de determinante, uma vez que esse não faz parte da exceção. Sendo assim, o uso da crase antecedendo o pronome está em desacordo com a norma culta e, portanto, a questão está incorreta. 

Gabarito: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ERRADO

? Temos a informar à Vossa Senhoria que o material solicitado está em falta no almoxarifado e por isso não pode ser disponibilizado no momento.

? Os pronomes de tratamentos não são precedidos de artigo feminino (Ex.: "Vossa Excelência tem zelo pelos seus eleitores", e não "A Vossa Excelência tem zelo pelos seus eleitores", visto que não são precedidos de artigos femininos, é que se diz que os pronomes de tratamento não admitem crase antes de si. Ex.: "Dirijo-me a Vossa Excelência com todo o respeito".

? Exceção: observar que senhora, senhorita e dona são pronomes de tratamento, mas, excepcionalmente, admitem artigo e, por conseguinte, crase antes de si. Ex.: "Dirijo-me à senhora com todo o respeito".

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Temos a informar à Vossa Senhoria que o material solicitado está em falta no almoxarifado e por isso não pode ser disponibilizado no momento. Resposta: Errado.

Nem continua meu parça! Vai para a próxima questão. Arthur Carvalho, obrigado por sua contribuição neste espaço de estudos meu guerreiro!

E

A crase não deve ser empregada junto a pronomes de tratamento, exceto em alguns casos, como " senhora (s)".

Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição " a " acompanhado de pronomes de tratamento, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Minha contribuição

Informamos a Vossa Senhoria...

Para deixar o texto objetivo.

Temos a informar.... ? Não seria temos que informar....?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo