Texto I Breaking: conheça a modalidade que será novidade na...
Texto I
Breaking: conheça a modalidade que será novidade na Olimpíada de Paris
Popular estilo de dança agora se torna chance de medalha para o Brasil nos próximos Jogos
Vai ser preciso ter jogo de cintura na Olímpiada da França, em 2024. Isso porque o breaking, estilo de dança mais conhecido como break dance, será incluído como uma das modalidades nos Jogos Olímpicos que serão realizados na capital da França. Um dos precursores do break dance, que na época inovou com suas músicas e danças no estilo Soul, James Brown estaria feliz com a novidade se estivesse vivo hoje em dia.
(...) Essa dança de rua foi criada nos anos 1970, no Bronx, na cidade de Nova York. Mas chegou ao Brasil nos anos 1980. O interessante é que cada país tem um estilo próprio; desta forma, os brasileiros agregam algumas influências, como a da capoeira.
Fonte: https://www.lance.com.br/olimpiada/breakdance-conheca-modalidade-que-sera-novidade-paris-2024.html
Texto II
Para a efetivação da qualidade social da educação escolar não bastam, no entanto, ações voltadas para custos e insumos – que, sem dúvida, são indispensáveis. A promoção da qualidade implica considerar outras dimensões que afetam os processos educativos e os resultados escolares, como é especialmente o caso dos fatores intraescolares. Se a escola tem por finalidade a apropriação dos saberes sistematizados e o desenvolvimento de capacidades intelectuais, sua atenção deve voltar-se para a aprendizagem dos alunos, a qual depende não apenas da mediação do ensino, mas também da consideração do contexto socioeconômico-cultural dos estudantes, das expectativas sociais da famílias, dos processos de organização e gestão da escola, da participação efetiva da comunidade, das práticas curriculares e processos pedagógico-didáticos, das formas de avaliação tanto do funcionamento da escola como das aprendizagens dos alunos.
Libâneo, J. C.; Oliveira, J. F. de; Toschi, M. S. Educação escolar: Políticas, Estrutura e Organização. São Paulo: Cortez, 2007. p. 252-253
A respeito dos assuntos apresentados pelos textos I e II, é correto afirmar, EXCETO: