Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o pró...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1875155 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma população é constituída por N = 10 indivíduos. No momento inicial, k = 0, do desenvolvimento de certo estudo, um indivíduo dessa população é selecionado por meio de amostragem aleatória simples; ele é marcado e imediatamente devolvido à população. Em outro momento posterior, k = 1, novamente seleciona-se um indivíduo da mesma população por meio de amostragem aleatória simples. Caso esse indivíduo selecionado seja aquele que havia sido marcado inicialmente, então se encerra o processo de amostragem; se o indivíduo selecionado não for o que se encontra marcado, ele é devolvido à população e uma nova tentativa é feita em momento posterior, k =2. Repete-se esse processo de amostragem até que seja encontrado o mesmo indivíduo que foi marcado e solto no instante inicial k = 0. Nesse estudo, Y é uma variável aleatória que representa o número de tentativas até se encontrar o indivíduo marcado no instante inicial, de modo que sua distribuição de probabilidade é dada por P(Y = k) = pqk-1, na qual p e q são probabilidades que permanecem constantes ao longo do experimento aleatório, tal que, para k = 1, 2, 3, ..., p + q = 1.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o próximo item.

P(Y ≤ 10) = 1 - q10.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: C - Certo

A questão trata de um experimento estatístico que envolve uma distribuição geométrica. Essa distribuição é usada para modelar o número de tentativas até o primeiro sucesso em uma série de ensaios de Bernoulli independentes, cada um com a mesma probabilidade de sucesso.

Para resolver a questão, vamos entender o conceito central:

No experimento, temos uma população de N = 10 indivíduos. Um indivíduo é marcado e devolvido à população. Em seguida, são feitas tentativas sucessivas de selecionar o mesmo indivíduo marcado. A variável aleatória Y representa o número de tentativas até se encontrar o indivíduo marcado.

A fórmula para a probabilidade em uma distribuição geométrica é dada por:

P(Y = k) = p(q)^(k-1)

Onde:

  • p é a probabilidade de sucesso (encontrar o indivíduo marcado) em uma tentativa, p = 1/10 = 0.1, já que há 1 chance em 10 de escolher o indivíduo correto.
  • q é a probabilidade de falha (não encontrar o indivíduo marcado), q = 1 - p = 0.9.

A questão pede para calcular P(Y ≤ 10), que é a probabilidade de encontrar o indivíduo marcado em até 10 tentativas. Isso pode ser interpretado como 1 - P(Y > 10).

Para uma variável aleatória geométrica, temos a seguinte relação:

P(Y > k) = q^k

Portanto, P(Y > 10) = q^10, e assim:

P(Y ≤ 10) = 1 - q^10

Como solicitado no enunciado, P(Y ≤ 10) = 1 - q^10 está correto, justificando a alternativa C - Certo.

A questão não apresenta alternativas incorretas para análise separada, mas é importante destacar que, ao lidar com questões de probabilidade, é vital entender o conceito de distribuição geométrica e a interpretação correta de ensaios de Bernoulli.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esse problema envolve um experimento de amostragem aleatória com reposição, onde estamos tentando encontrar um indivíduo específico que foi marcado no momento inicial. A variável aleatória Y representa o número de tentativas até encontrarmos novamente o indivíduo marcado.

Esse tipo de situação segue uma distribuição geométrica, onde estamos interessados em quantas tentativas são necessárias para ter o primeiro sucesso (neste caso, encontrar o indivíduo marcado).

Passo 1: Entendimento da Distribuição Geométrica

A distribuição geométrica é usada para modelar o número de tentativas Y até o primeiro sucesso. Nesse contexto:

A probabilidade de encontrar o indivíduo marcado em uma tentativa é p.

A probabilidade de não encontrar o indivíduo marcado em uma tentativa é q = 1 - p.

Para uma variável aleatória Y que segue a distribuição geométrica, a probabilidade de encontrarmos o indivíduo marcado exatamente na k-ésima tentativa é dada por:

P(Y = k) = p.q^{k-1}.

Passo 2: Probabilidade de Encontrar o Indivíduo Marcado em Até 10 Tentativas

Agora, queremos a probabilidade de que o indivíduo marcado seja encontrado em até 10 tentativas, ou seja, P(Y ≤ 10). Essa é a soma das probabilidades de que o indivíduo seja encontrado na 1ª, 2ª, 3ª, ..., até a 10ª tentativa.

A fórmula para a soma cumulativa da distribuição geométrica até um número k de tentativas é:

P(Y ≤ k) = 1 - q^k.

No nosso caso, substituindo k = 10, temos:

P(Y ≤ 10) = 1 - q^{10}.

Intuição por Trás da Fórmula

A fórmula P(Y ≤ 10) = 1- q^10 representa a probabilidade complementar de falhar em todas as 10 tentativas:

1. Falhar 10 vezes seguidas (ou seja, não encontrar o indivíduo marcado nas primeiras 10 tentativas) ocorre com probabilidade q^10.

2. O complemento dessa probabilidade, 1-q^10, nos dá a probabilidade de que, em algum momento entre a 1ª e a 10ª tentativa, tenhamos encontrado o indivíduo marcado.

Portanto, a probabilidade de encontrar o indivíduo marcado em até 10 tentativas é realmente P(Y ≤ 10) = 1 - q^10, confirmando a afirmação do problema.

Fonte: chatgpt

valha me Deus! haha

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo