Uma vez coletada a amostra de processos, então, o tempo méd...
Deseja-se fazer um estudo para verificar o tempo médio que determinados processos levam para serem finalizados. Apesar de os dados estarem em um sistema, para saber a data de início e fim do processo (caso esteja finalizado), é necessário acessar uma parte específica do sistema, para cada processo. Dessa forma, o trabalho pode ser otimizado a partir da consulta a uma amostra de processos.
Com relação à situação hipotética apresentada, sabendo que existem 50 mil processos no sistema, e que P(z > 1,96) = 0,025, P(z > 1,645) = 0,05 e P(z > 1,28) = 0,1, julgue o item seguinte.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Como inexistem grupos de processos para que a população possa ser subdividida e posteriormente amostrada, o método amostral adotado será a amostragem aleatória simples. Nesse tipo de amostragem todos os elementos populacionais têm exatamente a mesma probabilidade de serem selecionados para a composição da amostra, e portanto o mesmo peso amostral, que é igual a 1.
A assertiva diz que o tempo médio que os processos levam para serem concluídos pode ser calculado (estimado) pela média do tempo dos processos amostrados, ponderado pelo peso amostral. Ora, sabemos que a média populacional pode ser estimada pela média amostral. E como o peso amostral aqui é 1, a assertiva está correta: como todas as unidades amostrais têm o mesmo peso no cálculo da estimativa, a média ponderada se resume à mera média aritmética simples.
Deixo apenas uma ressalva nesta questão: o tempo médio de conclusão dos processos (tempo médio populacional) não será calculado, mas sim estimado. A questão poderia ser dada como errada.
Gabarito: CERTO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo