A hipótese alternativa que pode ser usada é a de que as var...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114821 Estatística

Suspeita-se que a quantidade de processos que chegam a um tribunal tem associação com o nível de escolaridade e o sexo dos ingressantes, mais especificamente, suspeita-se que homens, com mais instrução, ingressem com mais processos. Os dados dessa pesquisa encontram-se na tabela seguinte.


Com base nessas informações, julgue o item subsequente. 

A hipótese alternativa que pode ser usada é a de que as variáveis “sexo” e “grau de escolaridade” sejam independentes entre si no que se refere à quantidade de processos protocolados no tribunal. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Estamos diante de um teste de independência realizado a partir de uma tabela de contingência de variáveis qualitativas. O objetivo desse teste é verificar se existe alguma relação estatisticamente significativa entre as variáveis; isto é, se elas são independentes ou se guardam alguma correlação entre si.

No caso em questão o objetivo é verificar a relação entre a variável sexo e a variável grau de escolaridade. Para isso calcularíamos uma estatística qui-quadrado com base nos dados da tabela, e a compararíamos com os valores tabelados dessa distribuição. No entanto, esse cálculo não é o foco desta questão.

O que queremos saber apenas é se a hipótese alternativa do teste é de que as variáveis em questão sejam independentes entre si. Entretanto, essa afirmação está invertida. Nesse tipo de teste a hipótese nula (H) é que supõe a independência das variáveis. A hipótese alternativa, por outro lado, é de que as variáveis estejam associadas, sendo dependentes. Então a assertiva corrigida seria:

Portanto, gabarito ERRADO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo