No cálculo da rentabilidade do ativo deve-se considerar o lu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846074 Análise de Balanços
No cálculo da rentabilidade do ativo deve-se considerar o lucro líquido e adicionar a despesa financeira, porque estes representam 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O índice de rentabilidade do ativo demonstra uma proporção entre o lucro obtido por determinada empresa e os investimentos que nela foram feitos, que são representados pelo valor do seu ativo total. Segundo Matarazzo (2010), para cada R$100,00 investidos na empresa (capital próprio e capital de terceiros), o lucro será de um determinado percentual.

De forma simplificada, podemos dizer que o índice de rentabilidade do ativo é uma medida de retorno de todo o capital investido. Sabemos que o capital tem um custo, o custo do capital de terceiros corresponde ao custo financeiro de obter recursos emprestados; já o custo do capital próprio está associado às oportunidades de ganho que os sócios/acionistas da empresa possuem, desta forma, o índice de rentabilidade do ativo pode ser considerado uma medida de retorno global de determinada empresa e deve ser comparada com o custo total do capital investido.

De acordo com Marion (2010), o índice de rentabilidade do ativo também é conhecido pela sigla ROI, que vem do termo em inglês Return On Investiment. Fórmula do cálculo da rentabilidade do ativo:


ROI = Lucro Líquido / Ativo x 100

Do exposto, vamos analisar cada item da questão.

A) Errado. As aplicações dos recursos da entidade são os ativos. 

B) Errado. As origens dos recursos da entidade são os capitais de terceiros e os capitais próprios.

C) Certo. A remuneração que a entidade oferece a seus financiadores é paga por meio das despesas financeiras (custo do capital de terceiros).  

D) Errado. A distribuição do resultado obtido pela entidade ocorre após a apuração do lucro líquido.  

E) Errado. Os valores que transitaram pelo Caixa podem vir de diversas fontes (receitas e despesas).








Resposta: C

Fonte:MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços - Abordagem Gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A rentabilidade não se confunde com a lucratividade: a lucratividade relaciona o Lucro com as vendas, assim, podemos ter como exemplo a margem líquida, em que se calcula o Lucro líquido dividido pelas vendas líquidas; já a rentabilidade, a relação ocorre entre o lucro e o capital investido, como ocorre no cálculo da rentabilidade do ativo, em que se divide o Lucro Líquido pelo Ativo Total. (Análise empresarial e Financeira, Professor Fernando Aprato, baseado na doutrina de Assaf Neto). O autor defende que quando se deseja considerar a remuneração do capital próprio, usa-se apenas o lucro líquido; quando deseja-se considerar a remuneração do capital de terceiro, deve-se adicionar ao lucro líquido às despesas financeiras. Portanto, LETRA C (LL + DESPESA FINANCEIRAS/ATIVO TOTAL).

a) ERRADA, as aplicações dos recursos da entidade.  r: Aplicações de recursos representam o ativo.

b) ERRADA, as origens dos recursos da entidade. r: Origens de recursos representam o passivo.

c) Correta, a remuneração que a entidade oferece a seus financiadores. 

d) ERRADA, a distribuição do resultado obtido pela entidade.  r: É feita a partir do lucro líquido e não tem relação com despesas financeiras.

e) ERRADA, os valores que transitaram pelo Caixa. r: Despesas financeiras são valores não desembolsáveis e que não transitam pelo caixa.

CUIDADO:

L.Liquido = ORIGEM

Desp. Financeira = APLICAÇÃO

E, mais, para esta questão pensar nos itens 8.3 e 8.4 - DVA (CPC-09)

Bons estudos.

muito proveitoso o sait

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo