Nesse caso, a ocorrência de hipocalemia deve-se à inibição d...
Um paciente com quarenta e cinco anos de idade, mecânico, foi atendido em pronto-socorro com relato de mialgia intensa, principalmente em membros inferiores, cefaleia e sonolência. Ao ser indagado, o paciente disse não ter histórico de doenças crônicas nem fazer uso de medicações. Ele informou, ainda, que os sintomas relatados apareceram uma semana após lavar o depósito da oficina onde trabalha. No exame físico, o médico constatou Glasgow 12, icterícia 1+\4+, hiperemia conjuntival, rigidez de nuca 1+\4+ e aparelho cardiovascular e respiratório sem alterações. Os exames laboratoriais indicaram os seguintes resultados: leucócitos = 18.500; bastões = 15%; eosinófilos = 0%; Na+ = 140; K+ = 2,4; creatinina = 6,0; bilirrubinas totais = 6,8 (com 5,0 de direta); TGO = 150; TGP = 190. Os resultados da citologia, citometria e bioquímica do liquor foram normais, e acusou diurese presente com 1 ml\kg\hora.
Com relação ao caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver questões como esta, é importante compreender os mecanismos fisiopatológicos da função renal e os efeitos que podem ocorrer em resposta a diferentes condições. O tema central aqui envolve a hipocalemia, que é um nível baixo de potássio no sangue, e a sua relação com a função dos túbulos renais.
Alternativa correta: C - certo.
Justificativa:
O enunciado descreve um quadro clínico que sugere leptospirose, uma infecção bacteriana que pode causar lesão renal. Na leptospirose, ocorre uma inibição da reabsorção de sódio nos túbulos renais proximais. Isso resulta em um aumento da quantidade de sódio que chega aos túbulos distais. Para equilibrar, o rim aumenta a excreção de potássio, resultando em hipocalemia.
A questão afirma que a hipocalemia se deve à inibição da reabsorção de sódio nos túbulos proximais, levando a um aumento do aporte distal de sódio e, portanto, à perda de potássio. Esta descrição está correta, pois é exatamente o que ocorre na situação apresentada no caso clínico.
Por que as alternativas erradas estão erradas:
Como a resposta correta já foi identificada como "C - certo", não há outras alternativas para examinar. O foco deve ser na razão pela qual a afirmação do enunciado está correta, conforme explicado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo