Área vital de intervenção do Serviço Social, sobre a questão...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
O tema central da questão é a questão social e sua relação com o sistema capitalista de produção. No contexto do serviço social, a questão social refere-se às desigualdades e problemas advindos da organização econômica e social, principalmente no capitalismo, que geram pobreza, exclusão e desigualdade.
A alternativa B é correta porque aborda a questão social como algo inerente ao sistema capitalista, onde a produção e distribuição de riqueza são fatores centrais. No capitalismo, a forma como a riqueza é gerada e distribuída está diretamente ligada aos problemas que o serviço social procura enfrentar, como a pobreza e a desigualdade. Esse entendimento é crucial para qualquer intervenção efetiva na área. Fontes como Iamamoto e Carvalho destacam a relação entre a questão social e a estrutura econômica capitalista.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: "Baseado em um modelo sistêmico aponta para a ruptura do assistencialismo." Esta alternativa traz uma visão limitada e não aborda diretamente a relação estrutural entre a questão social e o sistema de produção. O serviço social não se baseia apenas em modelos sistêmicos ou na ruptura do assistencialismo, mas sim em uma análise crítica das estruturas sociais.
C: "Instrumento de trabalho do profissional que tem como objetivo conhecer e intervir na realidade social." Embora o serviço social realmente utilize instrumentos de trabalho para conhecer e intervir na realidade social, esta afirmação não explica a essência da questão social em relação ao sistema de produção. Ela descreve mais o método de trabalho do assistente social do que a natureza da questão social.
D: "Com múltiplas expressões que se expressam no cotidiano profissional, seu enfrentamento dispensa a luta por direitos sociais, que se materializam em políticas sociais." Esta alternativa contém um erro crítico, pois o enfrentamento da questão social não dispensa a luta por direitos sociais. Pelo contrário, a luta por direitos e a implementação de políticas sociais são fundamentais para mitigar os efeitos das desigualdades geradas pelo sistema capitalista.
Estratégias para Interpretação:
Para questões de serviço social, sempre busque entender o contexto mais amplo das palavras-chave, como "questão social" e "sistema capitalista". Verifique se a alternativa toca no ponto central da relação estrutural entre economia e problemas sociais e evite alternativas que apresentem soluções simplistas ou desconectadas da realidade socioeconômica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO B
Iamamoto (2010) aponta que a questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e que na sociedade burguesa a gênese da questão social deriva do caráter coletivo da produção contraposto à apropriação privada da própria atividade humana,
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo