Caso o paciente apresente reação de Jarisch-Herxheimer, o m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375592 Medicina

Um paciente com quarenta e cinco anos de idade, mecânico, foi atendido em pronto-socorro com relato de mialgia intensa, principalmente em membros inferiores, cefaleia e sonolência. Ao ser indagado, o paciente disse não ter histórico de doenças crônicas nem fazer uso de medicações. Ele informou, ainda, que os sintomas relatados apareceram uma semana após lavar o depósito da oficina onde trabalha. No exame físico, o médico constatou Glasgow 12, icterícia 1+\4+, hiperemia conjuntival, rigidez de nuca 1+\4+ e aparelho cardiovascular e respiratório sem alterações. Os exames laboratoriais indicaram os seguintes resultados: leucócitos = 18.500; bastões = 15%; eosinófilos = 0%; Na+ = 140; K+ = 2,4; creatinina = 6,0; bilirrubinas totais = 6,8 (com 5,0 de direta); TGO = 150; TGP = 190. Os resultados da citologia, citometria e bioquímica do liquor foram normais, e acusou diurese presente com 1 ml\kg\hora.


Com relação ao caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.

Caso o paciente apresente reação de Jarisch-Herxheimer, o médico deverá suspender imediatamente o tratamento com antibióticos
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esta afirmação está errada. A reação de Jarisch-Herxheimer é uma resposta sistêmica que ocorre comumente após o início do tratamento com antibióticos para certas doenças infecciosas, como a sífilis e a doença de Lyme. Ela é caracterizada por febre, calafrios, dores musculares e de cabeça, e é causada pela liberação de toxinas de bactérias morrendo rapidamente. Embora essa reação possa ser desconfortável para o paciente, ela é normalmente um sinal de que o tratamento com antibióticos está funcionando e não é uma razão para interrompê-lo. O manejo adequado da reação de Jarisch-Herxheimer geralmente envolve o tratamento dos sintomas e a continuidade do curso de antibióticos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo