A lesão pulmonar aguda e potencialmente fatal associada à tr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - As reações hemolíticas são reações transfusionais. Os principais sintomas são febre, calafrios, mal-estar, ansiedade, dispneia, dor (flancos, costas, abdome, tórax e cabeça), hemoglobinúria, choque e insuficiência renal. Não se tratando do caso da questão.
B) Incorreta - A alternativa propõe contaminação bacteriana. A contaminação biológica ocorre devido a substâncias produzidas por organismos vivos (humanos, roedores, microrganismos), incluindo a contaminação bacteriana, viral ou parasitária. Não se tratando do caso da questão.
C) Incorreta - A alternativa propõe Sobrecarga volêmica, são sinais e sintomas da sobrecarga circulatória pós-transfusional: cefaleia, agitação, cianose, estase jugular, pressão de pulso alargada, tosse, estertores e sinais de hipoperfusão cerebral. Não se tratando do caso da questão.
D) Incorreta - A alternativa propõe reação alérgica grave. Considerado o tipo mais grave de reação alérgica, a anafilaxia é intensa e rápida, e pode provocar taquicardia, distúrbios na circulação sanguínea, diminuição da pressão arterial e edema da glote. Não se tratando do caso da questão.
E) Correta - Trali é uma síndrome que se caracteriza por dispneia ou desconforto respiratório agudo após uma transfusão sanguínea.
Gabarito: Letra E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Lesão pulmonar aguda associada à transfusão (transfusion-related acute lung injury, TRALI) é uma complicação clínica grave relacionada à transfusão de hemocomponentes que contêm plasma. Recentemente, TRALI foi considerada a principal causa de morte associada à transfusão nos Estados Unidos e Reino Unido. É manifestada tipicamente por dispnéia, hipoxemia, hipotensão, febre e edema pulmonar não cardiogênico, que ocorre durante ou dentro de 6 h, após completada a transfusão. Embora o exato mecanismo não tenha sido totalmente elucidado, postula-se que TRALI esteja associada à infusão de anticorpos contra antígenos leucocitários (classes I ou II ou aloantígenos específicos de neutrófilos) e a mediadores biologicamente ativos presentes em componentes celulares estocados. A maioria dos doadores implicados em casos da TRALI são mulheres multíparas. TRALI, além de ser pouco diagnosticada, pode ainda ser confundida com outras situações de insuficiência respiratória aguda. Um melhor conhecimento sobre TRALI pode ser crucial na prevenção e tratamento desta severa complicação transfusional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo