É imprescindível ao enfermeiro o conhecimento básico sobre o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068100 Enfermagem
É imprescindível ao enfermeiro o conhecimento básico sobre os parâmetros mais importantes a serem avaliados no hemograma. Referente à interpretação de um hemograma, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O hemograma é o nome dado ao conjunto de avaliações das células do sangue que, reunido aos dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognósticas de grande número de patologias. 

A) Correta - Os valores relativos de leucócitos nunca devem ser observados sozinhos, é preciso analisar, também, os absolutos, pois os valores relativos podem levar a erros de interpretação. A análise da série branca também  é conhecida por leucograma e avalia as contagens total e diferencial (valores relativo e absoluto) dos leucócitos, bem como a morfologia dos neutrófilos, linfócitos e monócitos, principalmente. A avaliação quantitativa, que incluem as contagens total e diferencial é baseada em valores padrões estabelecidos por faixas etárias 

B) Incorreta - A alternativa propõe que a dosagem de hemoglobina é a média do conteúdo, em peso de Hb, em uma população de eritrócitos, estando incorreta, a hemoglobina é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos, pelos glóbulos vermelhos. A  Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) é calculada pela divisão de Hemoglobina pelo Hematócrito. Seu valor é expresso em porcentagem (mais comumente utilizada) ou em g/dL de eritrócitos.

C) Incorreta - A alternativa propõe que a concentração de hemoglobina corpuscular média determina a quantidade total de hemoglobina por meio da lise das hemácias e da verificação do valor por espectrofotometria, estando incorreta, a Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é a medida do conteúdo de hemoglobina por glóbulo vermelho. Medida pela divisão da taxa de hemoglobina pelo número de glóbulos vermelhos. A HCM é o reflexo da massa de hemoglobina. 

D) Incorreta - A alternativa propõe Linfopenia é definida por contagem linfocitária acima de 5.000/mm³ de sangue em adultos; em crianças, varia de acordo com a idade e o sexo, estando incorreta, a linfopenia é definida como uma contagem de linfócitos abaixo de 1.500/mm³, sendo grave quando abaixo de 700/mm³.

E) Incorreta - A alternativa propõe Linfocitose trata-se da diminuição da contagem de linfócitos abaixo dos valores de referência para a idade, estando incorreta, a linfocitose consiste no aumento da contagem sanguínea de linfócitos acima do esperado para um indivíduo sadio da mesma idade.

Gabarito: Letra A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A. É importante que o enfermeiro tenha conhecimento básico dos parâmetros mais importantes a serem avaliados no hemograma para que possa interpretá-lo corretamente. No entanto, é preciso analisar os valores relativos e absolutos dos leucócitos, pois os valores relativos podem levar a erros de interpretação. A dosagem de hemoglobina (alternativa B) é a quantidade de hemoglobina presente em um único eritrócito, e não a média do conteúdo em uma população de eritrócitos. A concentração de hemoglobina corpuscular média (alternativa C) determina a quantidade média de hemoglobina presente em cada eritrócito, mas não é medida através da lise das hemácias. Linfopenia (alternativa D) é definida por uma contagem linfocitária abaixo dos valores de referência, e não acima de 5.000/mm³ de sangue em adultos. Já a linfocitose (alternativa E) é a elevação da contagem de linfócitos acima dos valores de referência, e não a sua diminuição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo