Após a codificação terminar em alguma fase, a técnica para p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - encontrar funções incorretas ou ausentes.
O teste de caixa preta é uma técnica de teste de software que se concentra nos resultados esperados, sem considerar o funcionamento interno do sistema. O principal objetivo dessa abordagem é verificar se o software atende aos requisitos funcionais e especificações, isto é, se ele faz o que deve fazer conforme definido. Isso envolve a verificação de funções que podem estar ausentes ou comportando-se de maneira incorreta, sem se preocupar com a maneira como essas funções são implementadas internamente.
Para resolver essa questão com sucesso, é fundamental compreender a diferença entre os testes de caixa preta e os testes de caixa branca. Enquanto a caixa preta foca nos requisitos e funcionalidades externas do software, a caixa branca enfoca a estrutura interna. As outras opções são mais associadas ao teste de caixa branca:
- A - Testar todos os caminhos independentes é uma característica do teste de caixa branca, que analisa os fluxos internos do código.
- B - Exercitar todas as decisões lógicas para valores verdadeiros e falsos também é uma abordagem de caixa branca, conhecido como teste de condição.
- C - Garantir que todos os laços sejam testados dentro dos limites operacionais é outra técnica de caixa branca, focada na estrutura de controle do código.
- E - Exercitar estruturas de dados internas para garantir sua qualidade é mais uma vez alinhado com os testes de caixa branca, pois exige visibilidade da estrutura interna do programa.
Por isso, a opção D é a única que se alinha com os objetivos do teste de caixa preta, que é assegurar que o software funcione conforme o esperado, identificando funções que podem estar funcionando de maneira incorreta ou que não estejam presentes, porém eram esperadas segundo os requisitos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O teste de caixa-preta é baseado nos requisitos funcionais do software. Como não há conhecimento sobre a operação interna do programa, o avaliador se concentra nas funções que o software deve desempenhar. A partir da especificação são determinadas as saídas esperadas para certos conjuntos de entrada de dados.
Esse tipo de teste reflete, de certa forma, a óptica do usuário, que está interessado em se servir do programa sem considerar os detalhes de sua construção. Comparando a outros tipos de teste, este é relativamente mais simples.
O teste é particularmente útil para revelar problemas, tais como:
- funções incorretas ou omitidas;
- erros de interface;
- erros de comportamento ou desempenho;
- erros de iniciação e término.
Fonte: http://qualidade-de-software.blogspot.com.br/2010/01/teste-de-caixa-preta.html
a) caminho independente dentro do módulo: caixa branca
b) decisão lógica (ifs): caixa branca
c) laços: caixa branca
e) estruturas de dados: caixa branca
todas as opções, exceto a assertiva d) mencionam coisas por dentro do software.
Só acertei porque as outras foram claras serem caixa branca, só a "d" que deu duplo sentido pra mim, por isso marquei ela.
funções = funcionalidades, não no sentido de functions
A- Caminho base
B- Decisões lógicas
C- Estrutura de controle
E- Estrutura de dados
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo