A leucemia é a proliferação neoplásica de um tipo celular e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068107 Enfermagem
 A leucemia é a proliferação neoplásica de um tipo celular específico, podendo ser classificada em aguda ou crônica. Sua causa não é conhecida, há algumas evidências de que a influência genética e a patogenia viral possam estar envolvidas. Referente às intervenções de enfermagem a pacientes com diagnóstico de leucemia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. 

A) Correta - Para prevenção ou manejo do sangramento, avaliar a existência de trombocitopenia, granulocitopenia e anemia.  Evitar o uso de determinados medicamentos, como aspirina e anticoagulantes, também é recomendado em casos de trombocitopenia. A trombocitopenia pode ser subdividida em leve (contagem plaquetária 100.000 a 150.000 /μL), moderada (50.000 a 99.000 /μL) e grave (<50.000 /μL). Avaliar exames laboratoriais de forma a observar tais parâmetros, assim como observar a presença de granulocitopenia. A granulocitose é uma situação grave associada a alto risco de infecção e mortalidade. Geralmente causada por drogas, radiação ionizante, imunodeficiência adquirida, desnutrição ou fatores genéticos. 

B) Correta - Orientar o paciente e sua família sobre higiene e manuseio seguro dos alimentos, assim prevenindo infecções oportunistas. A higiene dos alimentos depende de muitos fatores, tais como higiene pessoal e do ambiente, características dos alimentos, condições de conservação e de preparo, entre outros. Quando se tem o cuidado de tomar uma série de medidas higiênicas, é possível prevenir a transmissão de diversos tipos de doenças, permitindo o bem estar de crianças e adultos

C) Incorreta - A questão solicita a alternativa incorreta sobre as intervenções de enfermagem a pacientes com diagnóstico de leucemia. A alternativa propõe que para alívio da dor e desconforto, administrar ácido acetilsalicílico, em lugar de paracetamol, estando incorreta, alguns pacientes não podem tomar certos tipos de medicamentos cujas fórmulas contenham substâncias às quais o paciente é alérgico, ou no caso de interações medicamentosas. Um exemplo é o ácido acetilsalicílico. Este componente pode reagir com outros medicamentos causando efeitos indesejados no organismo do paciente, tanto devido à quimioterapia quanto a outros medicamentos do próprio tratamento.

D) Correta -  A mucosite é uma inflamação da mucosa bucal, que ocorre como efeito colateral do tratamento quimioterápico realizado para controle da Leucemia Linfóide Aguda. A mucosa oral deve ser avaliada por completo diariamente; identificar e descrever as lesões. A ação direta dos agentes quimioterápicos nas células neoplásicas ocorre em função do alto índice mitótico. As células normais que rapidamente se proliferaram também serão afetadas, como as células da medula óssea, do epitélio intestinal e bucal. Na boca, as mais frequentes complicações são mucosite, hemorragia, dores e infecções secundárias.

E) Correta - Incentivar os níveis de atividade de acordo com a tolerância do paciente a fim de promover o apetite. Todo e qualquer paciente que esteja em condições de se movimentar e que seja orientado por médicos especializados pode realizar exercícios físicos durante o tratamento contra o câncer, e assim melhorar a saúde e a qualidade de vida.


Gabarito: Letra C



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

AAS é um antiplaquetário. Jamais deve ser utilizado em um paciente com déficits celulares.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo