A Síndrome da Lise Tumoral (SLT) é uma emergência oncológica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068112 Enfermagem
A Síndrome da Lise Tumoral (SLT) é uma emergência oncológica potencialmente fatal associada à destruição de um maciço número de células tumorais induzida por radiação ou quimioterapia. Referente aos cuidados de enfermagem a pacientes com SLT, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A síndrome de lise tumoral (SLT) é uma complicação temível que pode ocorrer espontaneamente ou como consequência do início da quimioterapia para câncer.

A) Incorreta - A questão solicita a alternativa incorreta sobre os cuidados de enfermagem a pacientes com SLT. A alternativa propõe controlar as infusões medicamentosas, sendo o Gluconato de Cálcio 10% utilizado em caso de acidose metabólica e o bicarbonato de sódio em situações de alterações do ECG, estando incorreta, O Gluconato de Cálcio é utilizado para casos de Hipocalcemia  e Hipercalemia, já o bicarbonato de sódio endovenoso tem o objetivo de alcalinizar a urina, com o racional de aumentar a solubilidade dos sais de urato e de xantina que se cristalizam com maior frequência em ambientes ácidos, sendo utilizado em casos de hipercalemia também.

B) Correta - Na SLT,  ocorre uma rápida lise de células tumorais, liberando massivas quantidades de conteúdo intracelular na circulação sistêmica (íons de potássio, de fosfato, ácidos nucléicos; estes sendo metabolizados via enzima xantina oxidase a ácido úrico). Consequentemente, há alterações metabólicas, como hipercalemia, hiperfosfatemia, hipocalcemia secundária, hiperuricemia, além de alterações renais e cardíacas. Sendo importante monitorar resultados de exames de laboratório, principalmente função renal e eletrólitos. 

C) Correta- Na SLT, há alterações metabólicas, como hipercalemia, hiperfosfatemia, hipocalcemia secundária, hiperuricemia, além de alterações renais e cardíacas. A sintomatologia reflete a neoplasia de base (variando pelo tipo e local do tumor) e, principalmente, a associação com as alterações metabólicas. Sendo importante monitorar parâmetros vitais a fim de detectar precocemente uma possível instabilidade hemodinâmica.

D) Correta -  O quadro clínico da SLT é inespecífico e variável de acordo com a magnitude das alterações laboratoriais, assim como com a presença de outras causas clínicas agravantes. A hipocalcemia aguda produz disfunções neuro-excitatórias, manifestando-se com parestesias, contrações musculares espontâneas ou induzidas, além de alterar o potencial de repolarização das fibras miocárdicas determinando prolongamento do intervalo “QT" com possibilidade de fibrilação ventricular. A hipercalemia também pode ocasionar sintomas neuromusculares inespecíficos que incluem parestesias e espasmos musculares, porém tem como alteração clínica mais relevante o potencial cardíaco arritmogênico precedido por alterações eletrocardiográficas características como elevação da onda T e alargamento do complexo QRS.

E) Correta - Atentar para sintomas neurológicos, como alteração do estado de consciência, confusão, delírio, alucinações e convulsões, que são sinais de gravidade. Os sintomas da síndrome de lise tumoral podem ser leves no início, mas pioram à medida que os níveis de substâncias anormais no sangue aumentam. Os sintomas incluem: náusea, vômito, diarréia, cãibras musculares ou espasmos, fraqueza, dormência ou formigamento, fadiga, diminuição da micção, frequência cardíaca irregular, confusão, inquietação, irritabilidade, delírio, alucinações e convulsões.

Gabarito: Letra A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa INCORRETA é a letra A, pois o Gluconato de Cálcio 10% não é utilizado em casos de acidose metabólica na síndrome da lise tumoral. Na verdade, o bicarbonato de sódio é usado para tratar a acidose metabólica, enquanto o gluconato de cálcio é utilizado em casos de hipocalcemia grave, que é uma complicação comum da síndrome da lise tumoral. Os demais cuidados de enfermagem mencionados nas alternativas B, C, D e E estão corretos e são fundamentais para o cuidado adequado de pacientes com SLT. É importante que os enfermeiros estejam preparados para reconhecer e tratar precocemente as possíveis complicações da SLT, a fim de evitar consequências graves e potencialmente mortais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo