Para construir sua linha de argumentação, o autor transcreve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q24356 Português
Para construir sua linha de argumentação, o autor transcreveu trecho de um dos sermões de Padre Antônio Vieira. A partir do diálogo Joel Rufino / Padre Vieira, constrói-se a respectiva correlação semântica entre:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO COMENTADO PELA FGV:
 
Segundo a estratégia argumentativa de Joel Rufino dos Santos, o Polvo de Vieira rouba de si a luz e se mimetiza, disfarçando-se aos olhos do inimigo. De forma paralela, ao se atribuir aos pobres a condição de “excluídos”, rouba-se-lhes a humanidade e atribui-se-lhes natureza não-humana, fato que não se coaduna com a vida em sociedade. Assim, o roubo de uma característica peculiar ao polvo corresponderia a uma estratégia de salvação, mas o roubo de característica peculiar aos acocorados (pobres) representaria sua morte social. Segundo o autor, essa estratégia seria paradoxal em relação aos objetivos de “inclusão” que os movimentos sociais pretendem alcançar, uma vez que não se pode incluir na sociedade humana o que não é humano. O item (E) é, portanto, o único cuja  correlação é verdadeira porque as características humanidade e luz apresentam em paralelo o fato de serem subtraídas aos seus portadores.  
 
Os demais itens estão incorretos porque, em (A), o polvo rouba de si a luz, mas o acocorado (o pobre) não rouba de si a condição humana; ao contrário, a ele essa condição é roubada pela aplicação da ideia de “exclusão”; ademais, operou-se a inversão da respectiva correlação Joel Rufino / Padre Vieira; em (B), além de não haver correlação semântica direta entre cores (em Vieira) e brancos (em Rufino), operou-se a inversão da respectiva correlação Joel Rufino /  Padre Vieira; em (C), não é coerente sugerir, por correlação de idéias, que a situação de pobreza seja uma traição que o pobre faz a si próprio, como, segundo Vieira, pode-se dizer do roubo da luz pelo próprio polvo; em (D), janelas são as aberturas por 
onde se vê a paisagem e vista é a possibilidade  de ver, vocábulos cujos empregos não estão em correlação, no texto.
questão facil ? vai entender esta galera que responde as questões aqui no site ...

Alguém aqui vai querer um whisky sem gelo para debatermos essa questão?

fgv sendo fgv

Santo Deus pai

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo