O provável diagnóstico de DPOC para esse paciente será conf...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375606 Medicina

Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, 65 kg e 1,81 m de altura, procurou assistência médica devido à dispneia, que inicialmente ocorria aos médios esforços e, havia cerca de um mês, aos mínimos esforços. O paciente informou que era tabagista de longa data, com carga tabágica de vinte cigarros por dia nos últimos trinta anos e que não apresentava outras patologias.


Com relação ao caso clínico descrito e a patologia nele envolvida, julgue o próximo item. Nesse sentido, considere que a sigla DPOC, sempre que utilizada, refere-se à doença pulmonar obstrutiva crônica.

O provável diagnóstico de DPOC para esse paciente será confirmado com a realização de uma espirometria cujos resultados apresentem relação entre volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e capacidade vital forçada (CVF) maior que 0,7 após o uso de broncodilatador.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, é necessário compreender o conceito de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e como é realizado o seu diagnóstico, que se baseia principalmente na espirometria.

A sigla DPOC refere-se a uma doença pulmonar causada, entre outros fatores, pelo tabagismo, que é exatamente o caso deste paciente. Um dos critérios diagnósticos essenciais para DPOC é a avaliação da relação entre o Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo (VEF1) e a Capacidade Vital Forçada (CVF).

De acordo com os critérios da Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD), a DPOC é confirmada quando essa relação é menor que 0,7 após o uso de broncodilatador. Ou seja, uma relação VEF1/CVF menor que 0,7 indica a presença de obstrução das vias aéreas característica da DPOC.

No enunciado, a questão afirma que o diagnóstico de DPOC seria confirmado caso a relação VEF1/CVF fosse maior que 0,7. Isso está incorreto, pois, como explicado, a confirmação da DPOC requer que essa relação seja menor que 0,7.

Portanto, a alternativa correta é "E - errado", pois a afirmação no enunciado não está de acordo com os critérios diagnósticos padronizados para DPOC.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta porque a relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e a capacidade vital forçada (CVF) maior que 0,7 após o uso de broncodilatador não confirma o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) - pelo contrário, ela é normalmente usada para descartar DPOC. Na verdade, é quando essa relação (VEF1/CVF) é menor que 0,7 após a broncodilatação que se estabelece o diagnóstico de DPOC, pois essa proporção indica a presença de obstrução crônica ao fluxo de ar, que é a principal característica dessa doença. Portanto, o diagnóstico de DPOC para o paciente será confirmado com uma espirometria cujos resultados apresentem VEF1/CVF menor que 0,7 após o uso de broncodilatador.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo