O tabagismo é o principal fator de risco de DPOC, sendo essa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375607 Medicina

Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, 65 kg e 1,81 m de altura, procurou assistência médica devido à dispneia, que inicialmente ocorria aos médios esforços e, havia cerca de um mês, aos mínimos esforços. O paciente informou que era tabagista de longa data, com carga tabágica de vinte cigarros por dia nos últimos trinta anos e que não apresentava outras patologias.


Com relação ao caso clínico descrito e a patologia nele envolvida, julgue o próximo item. Nesse sentido, considere que a sigla DPOC, sempre que utilizada, refere-se à doença pulmonar obstrutiva crônica.

O tabagismo é o principal fator de risco de DPOC, sendo essa uma patologia de evolução inexoravelmente progressiva, mesmo após o abandono do hábito de fumar.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e o tabagismo como principal fator de risco. O texto para ser julgado afirma que a DPOC é "inexoravelmente progressiva, mesmo após o abandono do hábito de fumar", que é uma afirmação incorreta. Embora o tabagismo seja um dos principais fatores de risco para a DPOC e a doença possa progredir mesmo depois de se parar de fumar, não é verdade que sua progressão seja inexorável após a interrupção do tabagismo. De acordo com pesquisas médicas, a progressão da DPOC pode ser desacelerada ou até mesmo parada se o paciente parar de fumar e seguir um programa de tratamento adequado. Portanto, a afirmação de que a doença progride inexoravelmente, mesmo após parar de fumar, é falsa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo