O professor está ensinando que todos os programas em PL/SQL...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra C, que descreve que um bloco PL/SQL é formado pelas palavras-chave DECLARE, BEGIN, EXCEPTION e END. Essas palavras-chave estruturam o bloco de execução de um programa PL/SQL da seguinte maneira:
- DECLARE: É a seção opcional onde são declaradas as variáveis, tipos, cursores e outras estruturas que serão utilizadas no bloco de código. Embora seja opcional, quando presente, sempre aparece no início do bloco.
- BEGIN: Marca o início da seção de execução, onde são colocadas as instruções PL/SQL que serão executadas quando o bloco for chamado.
- EXCEPTION: É a seção onde são tratadas as exceções que podem ocorrer durante a execução do bloco. Essa parte é opcional, mas quando presente, segue a seção BEGIN.
- END: Finaliza o bloco PL/SQL. É obrigatório e indica ao compilador que terminaram as instruções do bloco.
Portanto, ao entender estas quatro partes fundamentais de um bloco PL/SQL, pode-se claramente identificar que a alternativa correta é a que as apresenta na ordem e constituição correta, como o faz a alternativa C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
c-
Um bloco PL/SQL é composto de área de declarações, exceções & comandos:
DECLARE
Onde se especificam dados usados no PL/SQ, os quais podem ser:
variaveis;
constantes;
cursores;
estruturas;
tabelas.
Begin & End-
onde os comandos estao.
Exceções:
Erros que podem ocorrer durante execução. Quando ocorre, o PL/SQL deixa a área de comandos e procura no exceptions o tratamento da falha.Esta sessão pode ser omitida, o que faz o programa parar com o erro
A unidade básica em PL/SQL é um bloco. Todos os programas em PL/SQL são compostos por blocos, que podem estar localizados uns dentro dos outros. Geralmente, cada bloco efetua uma ação lógica no programa. Um bloco tem basicamente a seguinte estrutura:
DECLARE
Seção para declaração de variáveis,tipos e subprogramas locais.
BEGIN
Seção Executável, nesta seção ficam as instruções procedimentais e SQL. Esta é a única seção do bloco que é indispensável e obrigatória.
EXCEPTION
Seção/Setor onde ficam as instruções de exceção. Ex: valor vazio, valor duplicado
END
A ordem das partes segue uma lógica. Primeiro vem a parte declarativa, em quais objetos podem ser declarados. Uma vez declarados, os objetos podem ser manipulados na parte executável. Exceções que surgem durante a execução podem ser tratadas na parte de tratamento de exceção.
https://pt.wikipedia.org/wiki/PL/SQL#:~:text=A%20unidade%20b%C3%A1sica%20em%20PL,uma%20a%C3%A7%C3%A3o%20l%C3%B3gica%20no%20programa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo