Os feldspatos são os minerais mais abundantes em rochas ígn...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1085618 Geologia
Os feldspatos são os minerais mais abundantes em rochas ígneas e metamórficas. Quando estes sofrem processos de alteração eles podem evoluir para a formação de diferentes minerais secundários, os quais são determinados principalmente em função do clima. Sobre os processos de alteração dos minerais silicáticos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em regiões de clima mais seco e subtropical temos o predomínio da bissialitização, onde a partir do Ortoclásio são formados argilominerais de tipo 2/1 (Ilita, ou em áreas de drenagem insuficiente, Esmectitas e Montmorillonitas).
II. Em regiões com clima tropical, as rochas são submetidas a processos de monossialitização, ou caulinização, onde ocorre uma maior lixiviação do silício e total do potássio, com produção de minerais argilosos de tipo 1/1 (Caulinitas).
III. Em regiões tropicais úmidas, há o predomínio dos processos de alitização ou laterização, onde todo o silício é lixiviado. Resta apenas um hidróxido de alumínio, a Gibbssita, na qual razão Si/Al é nula.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas