A respeito dos agentes públicos, julgue o item a seguir.A pl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1070490 Direito Administrativo

A respeito dos agentes públicos, julgue o item a seguir.


A pluralidade normativa é nota característica do regime estatutário que autoriza diferentes estatutos nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal, todos eles autônomos entre si.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão indicada está relacionada com os agentes públicos. 

• Agentes Públicos:

O agente público se refere a toda pessoa física que presta serviços ao Estado e às pessoas jurídicas da Administração Indireta. São agentes públicos: os agentes políticos, os servidores públicos, os militares e os particulares em colaboração com o Poder Público (DI PIETRO, 2018).
Os servidores públicos englobam os servidores estatutários, os empregados públicos e os servidores temporários. 
• Regime Estatutário: 

Conforme indicado por Carvalho Filho (2018) o Regime Estatutário pode ser entendido como o conjunto de regras que regulam a relação jurídica funcional entre o servidor público estatutário e o Estado. Duas são as características do regime estatutário: a pluralidade normativa e a natureza da relação jurídica estatutária.
Pluralidade Normativa:
A pluralidade normativa indica que os estatutos funcionais são múltiplos. "Cada pessoa da federação, desde que adote o regime estatutário para os seus servidores, precisa ter a sua lei estatutária para que possa identificar a disciplina da relação jurídica funcional entre as partes" (CARVALHO FILHO, 2018). Há estatutos funcionais federais, estaduais, distritais ou municipais. Cada um desses estatutos é autônomo em relação aos demais e a autonomia das pessoas federativas implica o poder de organizar seus serviços e seus servidores. 
- Natureza da relação jurídica estatutária: 

Conforme Carvalho Filho (2018) a referida relação não possui natureza contratual, já que inexiste contrato entre o Poder Público e o servidor estatutário. Trata-se de relação própria de direito público, que não pode ser enquadrada no sistema dos negócios jurídicos bilaterais de direito privado. No referido tipo de relação jurídica não contratual, a conjugação de vontades conduz à execução da função pública, que leva em consideração outros fatores tipicamente de direito público, como o provimento do cargo, a nomeação, a posse e outros do gênero. 
Gabarito: CERTO. A pluralidade normativa indica que os estatutos funcionais são múltiplos - federais, estaduais, distritais e municipais. 
Referências: 

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Regime Estatutário

Estatuto é o conjunto de regras que regulam a relação jurídica funcional entre o servidor público estatutário e o Estado. São servidores públicos estatutários tanto os servidores efetivos (aqueles aprovados em concursos públicos), quanto os servidores comissionados ou de provimento em comissão (esses cargos detêm natureza de ocupação provisória, caracterizados pela confiança depositada pelos administradores em seus ocupantes, podendo seus titulares, por conseguinte, ser afastados ad nutum, a qualquer momento, por conveniência da autoridade nomeante. Não há que se falar em estabilidade em cargo comissionado).

As regras básicas desse regime devem estar contidas em lei que possui duas características:

1ª) Pluralidade normativa, indicando que os estatutos funcionais são múltiplos.

2º) Natureza da relação jurídica estatutária. Portanto, não tem natureza contratual, haja vista que a relação é própria do Direito Público.

Fonte: https://maxieduca.jusbrasil.com.br/artigos/338377126/voce-sabe-quais-sao-os-regimes-juridicos-funcionais

gab. C

Creio que a pluralidade normativa citada, é referente ao fato de que cada ente federativo possa ter seu estatuto, mas que no caso deste, depois de elaborado, será aplicável a todos os servidores públicos do ente.

redação horrível, e olha que o cargo é de assistente administrativo.

Da Organização do Estado

CAPÍTULO I

Da Organização Político-Administrativa

Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União,

os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

Gabarito: CERTO

Características do regime estatutário segundo José Carlos Carvalho dos Santos:

1- Pluralidade Normativa: indica que os estatutos funcionais são múltiplos. Cada pessoa da federação, desde que adote o regime estatutário para os seus servidores, precisa ter a lei estatutária para que possa identificar a disciplina da relação jurídica funcional entre as partes. Há, pois, estatutos funcionais federal, estaduais, distrital e municipais, cada um deles autônomo em relação aos demais, porquanto a autonomia dessas pessoas federativas implica, necessariamente, o poder de organizar seus serviços e seus servidores. (...)

2- Natureza da relação jurídica estatutária: essa relação não tem natureza contratual, ou seja, inexiste contrato entre o Poder Público e o servidor estatutário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo