Dentre os metais não ferrosos estão os metais refratários,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Mecânico |
Q2348281 Engenharia Mecânica
Dentre os metais não ferrosos estão os metais refratários, que em geral apresentam alta massa específica e resistência mecânica não muito elevado. Suas aplicações abrangem filamentos para lâmpadas, bocal de saída dos gases de foguete, equipamentos para processamento químico e partes de geradores de energia nuclear. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de materiais refratários.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os metais que possuem temperaturas de fusão extremamente elevadas são classificados com metais refratários. Neste grupo estão incluídos o nióbio (Nb), o molibdênio (Mo), o tungstênio (W) e o tântalo (Ta). As temperaturas de fusão variam entre 2468°C (4474°F) para o nióbio e 3410°C (6170°F), a mais alta temperatura de fusão dentre todos os metais, para o tungstênio.

Fonte: https://docente.ifsc.edu.br/claudio.schaeffer/material/2_Mecatr%C3%B4nica/Materiais_1_Meca_2/Tecnologia%20dos%20Materiais_Complementar.pdf

Os principais metais refratários são o Tungstênio (W); Molibdênio (Mo); ligas de Molibdênio-Lantânio (MoLa) com 0,3%, 0,6%, ou 1,1% de La2O3 (porcentagem em massa); ligas de Molibdênio (TZM) com 0,5% Ti e 0,08% Zr; Tântalo (Ta) e Nióbio (Nb).

Zinco, alumínio e ferro fundido não são materiais refratários. Com isso chegamos a resposta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo