O Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Er...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2233981 Veterinária
O Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) instituído pela Instrução Normativa n° 2, de 10 de janeiro de 2001 e revisado através da Instrução Normativa nº 10, de 03/03/2017, tem por objetivo reduzir a prevalência e a incidência dessas doenças, visando a erradicação. As medidas sanitárias do Programa são aplicadas à população de bovinos e bubalinos, e a estratégia de atuação do PNCEBT é baseada na classificação das unidades federativas quanto ao grau de risco para essas doenças e na definição e aplicação de procedimentos de defesa sanitária animal, de acordo com a classificação de risco. São preconizados um conjunto de medidas sanitárias compulsórias e medidas de adesão voluntária. Sobre a vacinação contra brucelose, é correto afirmar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A. Vamos entender o porquê e analisar as outras opções.

Alternativa A: Esta alternativa está correta segundo as diretrizes do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). A vacinação contra a brucelose é obrigatória para todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre três a oito meses de idade. Além disso, essa vacinação precisa ser realizada sob a responsabilidade de um médico veterinário cadastrado pelo serviço veterinário estadual, garantindo que o procedimento seja realizado de acordo com as normas de saúde animal.

Alternativa B: Esta alternativa está incorreta porque mistura informações sobre testes alérgicos para tuberculose com vacinas para brucelose. A vacinação de brucelose não envolve testes alérgicos e não se aplica a animais negativos ou baseia-se na idade acima de oito meses como descrito.

Alternativa C: Está incorreta pois descreve os testes para diagnóstico da brucelose de maneira equivocada. Embora os testes mencionados sejam usados para diagnóstico, não se aplicam a machos com menos de seis meses destinados à reprodução, mas sim para a detecção da doença em populações reprodutivas, independentemente do sexo.

Alternativa D: A informação está incorreta porque a faixa etária para a vacinação contra brucelose é entre três a oito meses, como destacado na alternativa correta, e não entre 45 dias a dois meses.

Alternativa E: Esta alternativa é incorreta porque não é recomendado vacinar com a B19 animais reagentes positivos para brucelose, especialmente fêmeas adultas, pois o manejo correto envolve o abate sanitário para evitar a disseminação da doença.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Animais positivos devem ser eutanasiados ou irem para o abate sanitário.

Testa fêmeas bov/bub acima de 24 meses (vacinados com B19) e acima de 8 meses machos e fêmeas bovinas vacinadas com RB51 no caso de brucelose e acima de 6 semanas para tuberculose

Testes:

Tuberculose

TCS, TCP rotina

TCC - rotina ou confirmatório

Brucelose

AAT - rotina

Anel do leite - monitoramento do estabelecimento

2 ME, FPA, FC - confirmatório

A - CERTA

C- Os testes utilizados no diagnóstico da brucelose consistem no Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) que é o teste de rotina, teste do 2-Mercaptoetanol (2-ME), Teste de Polarização Fluorescente (FPA) e teste de Fixação de Complemento (FC), que são os testes confirmatórios. Os testes devem ser realizados em Machos com idade inferior a 6 meses de idade, destinados à reprodução. - machos com idade igual ou superior a oito meses, destinados à reprodução.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo