A produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivam...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A correta interpretação do processo de escolha do açúcar como foco da economia colonial brasileira é fundamental para o entendimento da história econômica do Brasil. A alternativa correta é a C, que destaca a necessidade de se encontrar um produto que se adequasse às condições ecológicas do território colonial e que já estivesse dentro da experiência de cultivo dos portugueses.
As outras opções apresentam incoerências históricas, tais como a menção à mão de obra assalariada, que na verdade não era a principal forma de trabalho no período (Alternativa A); a ideia de que o açúcar não atraiu recursos de outros países é equivocada, visto que o investimento inicial contou com capitais de diversas origens, incluindo holandeses (Alternativa B); a montagem da estrutura produtiva do açúcar, de fato, estava atrelada ao trabalho escravo e não a sua eliminação (Alternativa D); e por fim, não foram os comerciantes nativos que monopolizaram a distribuição do açúcar na Europa, mas sim os mercadores e financiadores europeus (Alternativa E).
Portanto, a escolha do açúcar como base da economia colonial deve ser compreendida como uma decisão estratégica que levou em conta as condições ambientais favoráveis do Brasil e a experiência prévia de Portugal com essa cultura, o que, por sua vez, viabilizou uma lucrativa atividade exportadora.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab C
Portugal já tinha experiência na produção de açucar no Cabo verde, o solo massape e o clime quente úmido favoreceu a implantação do açucar no Brasil.
A) seria utilizada a mão de obra assalariada, disponível na metrópole em decorrência da mecanização do campo. ➡ ERRADO, MÃO DE OBRA ESCRAVA.
B) era uma especiaria de fácil comercialização na Europa, embora não tenha atraído recursos de outros países para o investimento inicial. ➡ errado, os holandeses desempenharam o papel de financiadores e intermediários na empresa açucareira lusitana.
C) era necessário um gênero que se adequasse às condições ecológicas da colônia e já estivesse incorporado à experiência portuguesa.➡ certo. Os portugueses possuíam experiência, já há algumas dezenas de anos, explorando açúcar nas ilhas do Atlântico (Ilha da Madeira, Açores, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe). O país já dominava a indústria de equipamentos para engenhos de açúcar. O oferecimento do produto ainda relativamente novo na Europa pelas cidades italianas formou consumidores
D) a montagem dessa estrutura produtiva favorecia aos objetivos da metrópole de eliminar toda e qualquer forma de trabalho escravo na colônia. ➡ bem errado, foi baseado em mão de obra escrava.
E) era fundamental que os comerciantes nativos monopolizassem as tarefas de distribuição de açúcar na Europa. ➡ errado. comerciantes lusitanos e não nativos. leia-se comerciante reinol.
bons estudos
-Açúcar
- Mercado europeu favorável (grande aceitação)
- Condições físicas do nordeste propensas: solo de massape e o clima.
- Para evitar/impedir invasões estrangeiras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo