Hemoparasitoses são doenças causadas por parasitas que acom...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2233985 Veterinária
Hemoparasitoses são doenças causadas por parasitas que acometem as células do sistema hematopoiético dos animais, como bactérias ou protozoários que possuem diversos vetores, meios de transmissão, sinais clínicos e diferentes tratamentos. Conhecendo as hemoparasitoses mais frequentes na clínica de pequenos animais, podemos afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

A alternativa correta é a C, que descreve a Dirofilariose de maneira precisa. A Dirofilariose é uma zoonose causada pelo nematoide Dirofilaria immitis, conhecido como "verme do coração". Este parasita é transmitido por mosquitos dos gêneros Culex, Aedes e Anopheles. Quando adulto, ele habita o coração de cães e outros mamíferos, e suas larvas, chamadas microfilárias, circulam na corrente sanguínea.

Explicação das Alternativas Incorretas:

A - A descrição da alternativa A apresenta erros. A Hepatozoonose canina não é causada pelo Trypanosoma evansi. Ela é, na verdade, causada pelo Hepatozoon canis e não é transmitida por picada, mas pela ingestão do vetor (carrapato) infectado.

B - A tripanossomíase não é causada por uma bactéria, mas por protozoários do gênero Trypanosoma, sendo Trypanosoma evansi o agente etiológico da doença conhecida como surra, não da "tripanossomíase monocítica canina".

D - Embora mencione corretamente a transmissão por carrapatos, a babesiose canina não é causada pelo Hepatozoon canis, mas sim por espécies de Babesia, como Babesia canis. O Hepatozoon canis está relacionado à hepatozoonose, não à babesiose.

E - Esta alternativa confunde agentes etiológicos. A erliquiose canina é causada por bactérias do gênero Ehrlichia, e não por protozoários do gênero Babesia. A Babesia está associada à babesiose, uma piroplasmose canina, enquanto a erliquiose é uma doença bacteriana transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus.

Compreender as características específicas de cada hemoparasitose é essencial na clínica veterinária, como seus agentes causadores, formas de transmissão e sinais clínicos. Isso ajuda no diagnóstico diferencial e tratamento adequado dos pacientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo