De acordo com o modelo racional, um dos fatores que afeta a ...
próximos itens.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A racionalidade tem como premissa que a decisão é conseqüência da descoberta de um problema. Portanto, o processo decisório consiste em uma análise criteriosa das informações coletadas, as quais são transformadas nas alternativas para a decisão (MOTTA, 2004). O modelo da Racionalidade Limitada (Bounded Rationality), também conhecido como modelo Carnegie – dado ao fato de RichardCyert e Herbert Simon pertencerem à Carnegie Mellon University desde os anos 1940 – propõe que não é possível para um tomador de decisões ter acesso a todas as possibilidades de ação, medindo todas as opções, devido a impossibilidade física de ter acesso a todas as informações e processá-las, além do alto custo envolvido nesse processo.
Dessa forma não é possível atingir uma decisão ótima, mas uma decisão satisfatória e aceitável.
Mesmo que fosse possível ter acesso a todas as informações disponíveis, o que se trata de uma ficção, os gerentes e administradores não teriam capacidade cognitiva para processar todas essas informações. O processo cognitivo do ser humano é limitado e a capacidade do cérebro humano em processar informações também.
Modelo da Racionalidade Limitada, características:
- Decisões satisfatórias, mas não ótimas;
- Limitação do ser humano em ter acesso e processar cognitivamente todas as opções;
- Considera a otimização das decisões uma ficção;
- Impossibilidade material de obter todas as informações, dados os problemas de tempo e custo;
- Pressões afetivas, culturais e jogos de poder influenciam no conteúdo das decisões.
Bons estudos!
Teoria da Racionalidade Limitada ( Simon )
Para Simon é impossível o indivíduo conhecer todas as alternativas de que dispõe e as suas consequências. Por isso, a teoria administrativa deve ser a teoria da racionalidade intencional e limitada do comportamento do ser humano, que contemporiza porque não possui meios para maximizar os resultados.
No modelo de racionalidade limitada de Simon, as decisões são satisfatórias, mas não ótimas. A otimização das decisões é uma ficção, pois elas são limitadas ou influenciadas pelas limitações do ser humano em ter acesso e processar cognitivamente todas as opções, pela impossibilidade de obter todas as informações decorrentes de problemas de custo e tempo e pelas crenças, conflitos e jogos de poder que ocorrem dentro das organizações.
Modelo Racional
[...]A economia clássica baseia-se em uma concepção absoluta de racionalidade, no sentido de que pressupõe por parte do tomador de decisões um conhecimento absoluto de todas as opções disponíveis de ação. Baseando-se nesse conhecimento e no processamento de todas as informações disponíveis, o tomador de decisão pode pesar todas as opções de ação possíveis e escolher a melhor, a opção “ótima”, de acordo com critérios e objetivos por ele determinados. Podemos associar esse procedimento decisório à definição da “melhor maneira” (one best way), proposta por Taylor em seu método da Administração Científica. O planejamento estratégico da decisão antecipa-se à ação, que é assim estruturada de modo consciente e calculada (MOTTA & VASCONCELOS, 2002). [...]
Preciso de ajuda com isso....
Na mesma prova do CNJ a questão abaixo teve o gabarito alterado para ERRADO.
0 • Q304125 Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Tomada de decisão;
O processo racional de tomada de decisão pressupõe que o agente tenha conhecimento absoluto de todas as opções disponíveis para a ação.
A justificativa da banca para dar a questão como errada foi a seguinte:
No modelo racional de decisão predominam informações objetivas sobre as opções disponíveis. No entanto, o agente não possui absoluto conhecimento de todas elas, motivo pelo qual se opta pela alteração do gabarito do item. Portanto resposta: ERRADA.
E agora? Como é que faz?
Na verdade, acho que o erro da questão se encontra na expressão "limitação cognitiva", pois os fatores que limitam a racionalidade do administrador são as limitações de informações, de tempo e certeza. A questão coloca a "culpa" dessa limitação racional no agente e não nos fatores limitantes inerentes à decisão.
Espero ter contribuído. Bons estudos!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo