Os servidores públicos da administração direta e indireta, g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2080062 Fisioterapia
Os servidores públicos da administração direta e indireta, geralmente sofrem de tendinopatias, que é o termo utilizado para descrever uma condição dolorosa do tendão sem confirmação de achados histopatológicos. Os tendões transmitem forças do músculo para o osso e ajudam a alcançar movimentos e estabilidade necessários para a função da mão. Eles estão sujeitos a um estresse tênsil pela contração de seus respectivos músculos e por alongamento passivo. Também sofrem forças compressivas e de cisalhamento, conforme se movem pelos estreitos túneis osteofibrosos. Os túneis osteofibrosos mantêm os tendões próximos aos ossos para evitar o arqueamento e para otimizar sua excursão. A maioria das tendinopatias do punho e da mão ocorrem nesses túneis e nos retináculos do punho; elas são denominadas tenossinovites estenosantes. Também existem as tendinopatias insercionais, ou seja, que acometem os tendões na sua inserção no osso, que são menos comuns no punho e na mão. Sobre a avaliação cinético-funcional do punho e da mão para tratamento das tendinopatias, analise as afirmativas a seguir.
I. O exame físico deve começar com o lado não afetado, para fornecer uma linha de base para mobilidade e força, bem como ajudar a diferenciar entre hipermobilidade patológica e frouxidão ligamentar.
II. Ao avaliar pronação e supinação passiva do antebraço é importante se certificar de que os epicôndilos medial e lateral estejam estabilizados, para evitar a compensação do ombro. Na presença de postura protetora ou co-contração por dor, não é indicado realizar sobre pressão passiva.
III. A história inclui investigação completa do mecanismo de lesão, localização e duração dos sintomas, tratamento anterior ou atual e fatores agravantes ou de alívio. A determinação da ocupação e das atividades de lazer do paciente não é necessária.
IV. A avaliação cinético-funcional permite que o fisioterapeuta identifique, de fato, a origem de uma disfunção, independentemente de um diagnóstico médico ou anatomopatológico.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas