Acerca da pancreatite aguda, julgue os itens que se seguem. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845902 Medicina
Acerca da pancreatite aguda, julgue os itens que se seguem.
I Tem etiologia biliar na maior parte dos casos. II A tomografia computadorizada é um exame essencial para o fechamento do diagnóstico. III A amilase mantém correlação direta com a gravidade da doença. IV Os pseudocistos pancreáticos são complicações possíveis, com conduta expectante na maior parte dos casos.
A quantidade de itens certos é igual a 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A pancreatite aguda é uma inflamação aguda do pâncreas que pode ter diversas causas, sendo a etiologia biliar a mais comum. A tomografia computadorizada é uma ferramenta importante para o diagnóstico da pancreatite aguda. A amilase é um exame laboratorial que pode auxiliar no diagnóstico, porém, não mantém correlação direta com a gravidade da doença. Os pseudocistos pancreáticos são complicações possíveis da pancreatite aguda, e a conduta varia de acordo com o tamanho e sintomas do pseudocisto. Dessa forma, a resposta correta é a alternativa C, que indica que dois itens estão corretos.

Corretas são a I e IV

I Tem etiologia biliar na maior parte dos casos. --> Correto, a causa mais comum é biliar, a segunda causa mais comum é alcoólica e a terceira causa mais comum é idiopática.

II A tomografia computadorizada é um exame essencial para o fechamento do diagnóstico. --> Errado, podemos fechar o diagnóstico com a presença de 2 dos seguintes critérios : Clínica (Dor em faixa, náuseas, vômitos... ) //  Laboratório: ( Amilase // lipase X3 ou mais  o limite superior normal)// Exame de imagem ( Achados característicos). Perceba que podemos fazer o diagnóstico sem o exame de imagem !

III A amilase mantém correlação direta com a gravidade da doença. --> Errado; Quando falamos em gravidade, pensamos em muitas classificações e a mais comentada é o Escore de Randson. Esses critérios foram criados nos anos de 1974 em uma revista de ginecologia. Vários estudos  já mostraram que ele não é um bom parâmetro, por isso na vida prática a gente não usa. O ruim é que ele além de ser chato, é dividido em dois momentos, na admissão e pós admissão. 

O mais importante é saber que amilase, lipase, TGP, bilirrubina não fazem parte dos critérios. E sempre que o Ranson for > 3, a pancreatite é tida como  grave !

IV Os pseudocistos pancreáticos são complicações possíveis, com conduta expectante na maior parte dos casos. ---> Correto, Aqui já estamos falando em outra forma de classificar a pancreatite aguda, tendo como base o exame de tomografia. Nesse caso em especial; o pâncreas terá uma parede sendo formada, seria como se a água solta ao redor do pâncreas passasse a ficar organizada por uma falsa cápsula - é o que chamamos de Pseudocisto.

@qconcursos me contratem para comentar as questões de vocês, porque tá complicado viu !

Meu intsta: filipem.2

Telefone: 94 991111923

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo