De acordo com a Instrução Normativa RFB n° 971, de 13 de nov...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - D
De acordo com a referida IN da RFB, temos:
Art. 8º Deve contribuir obrigatoriamente na qualidade de segurado empregado doméstico, aquele que presta serviços de natureza contínua, mediante remuneração, à pessoa, à família ou à entidade familiar, no âmbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos
FONTE - Renato Valente
a) o apenado recolhido à prisão sob regime semiaberto, que, nessa condição, presta serviços remunerados, fora da unidade penal, a uma ou mais empresas, com intermediação da organização carcerária, poderá contribuir como segurado facultativo, vedada essa possibilidade ao presidiário que não exerce atividade remunerada, nem está vinculado a qualquer regime de previdência social.
Errado. Se presta serviços remunerados não pode contribuir como segurado facultativo.
b) a missão diplomática, a repartição consular de carreiras estrangeiras, a organização não governamental estrangeira (ONGs), bem como o órgão e a entidade da Administração pública direta ou indireta são, por equiparação, empresa, para fins de cumprimento de obrigações previdenciárias.
Errado. A missão diplomática e a repartição consular de carreiras estrangerias realmente são consideradas equiparadas a empresas conforme o artigo 15, parágrafo único da lei 8.212/91: "Parágrafo único. Equiparam-se a empresa, para os efeitos desta Lei, (...) a missão diplomática e a repartição consular de carreira estrangeiras."
Todavia, o órgão e a entidade da Administração pública direta ou indireta são consideradas empresas para o Direito Previdenciário, conforme dispõe o artigo 15, I da lei 8.212/91: "Art. 15. Considera-se: I - empresa - a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econômica urbana ou rural, com fins lucrativos ou não, bem como os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta e fundacional"
c) Eustácio, contratado pela empresa QUEIJO & VINHO (indústria alimentícia), sem intermediação de qualquer entidade e com vínculo empregatício, deve contribuir como segurado facultativo, na qualidade de trabalhador avulso.
Errado. Trabalhador avulso é aquele que presta serviços de natureza urbana ou rural a diversas empresas sem vínculo empregatício e com necessidade de intermediação obrigatória ou de um órgão gestor de mão-de-obra (OGMO) ou do sindicato da categoria. Ademais, o trabalhador avulso é segurado obrigatório do RGPS e não facultativo como informado na questão.
d) a pessoa que admite, a seu serviço, um piloto de avião que lhe presta serviços de natureza contínua, mediante remuneração, no âmbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos, é considerado empregador doméstico.
Certo.
e) o médico-residente e o residente em área profissional da saúde, qualquer que seja a forma de suas contratações, devem contribuir, facultativamente, na qualidade de contribuinte individual.
Errado. Médico-residente é segurado obrigatório do RGPS na qualidade de contribuinte individual quando presta serviços de acordo com a lei 6.932/81. Caso preste serviço em desacordo com essa lei é enquadrado como empregado (também segurado obrigatório do RGPS).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo