Leia a seguinte frase: “Tereza era filha única e pensava que...
Falsa Prisão
Tereza era filha única e pensava que o mundo era muito pequeno. Desde o seu nascimento cercaram-na por uma redoma, que além de protegê-la de muitos perigos a manteria fora do alcance dos homens quando crescesse, o que não impediu que mesmo assim fosse vista e escolhida. O noivo, disposto a qualquer sacrifício, se dispôs a conservá- la em sua cristalina prisão.
Do pequeno espaço, onde se mantinha presa, ela via o horizonte e a paisagem ao redor, onde as pessoas se moviam fora de seu alcance. Por longo tempo, imaginou a liberdade do vento e invejou a trajetória das nuvens. Até que, inesperadamente, resolveu escapar, o que só conseguiria com o impacto de seu próprio corpo arremessado contra as transparentes paredes, mesmo que para isso se retalhasse entre os cacos.
Foi então que, experimentando o medo e a coragem, verificou surpresa que a redoma, feita de tênue papel, se rompeu ao primeiro contato, deixando-a completamente liberta sem o mais leve corte ou menor sofrimento. Inteira e sem limites ganhou o horizonte.
(Simões, Maria L. Contos contidos. Belo Horizonte, 2006 - Texto adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - “pensava” tem função de adjetivo da oração.
Vamos entender o tema central da questão, que é a análise sintática de um período. Isso envolve identificação de tipos de orações e funções das palavras dentro da oração. Aqui, precisamos reconhecer períodos compostos por coordenação e a função dos verbos no contexto da frase.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A alternativa D está correta ao ser indicada como resposta INCORRETA porque o verbo “pensava” não tem função de adjetivo. Na frase, “Tereza era filha única e pensava que o mundo era muito pequeno”, “pensava” se refere à ação executada por Tereza, portanto, é um verbo que indica uma ação, e não uma característica ou qualidade que qualificaria um substantivo, como um adjetivo faria.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - O período é composto por coordenação: Correto. O período é composto, pois há duas orações ligadas pela conjunção “e”, que é uma conjunção coordenativa.
B - O período apresenta mais de uma oração: Correto. De fato, a frase apresenta duas orações: (1) “Tereza era filha única” e (2) “pensava que o mundo era muito pequeno”.
C - A conjunção “e” liga as orações e dá sentido completo: Correto. A conjunção coordenativa “e” une as duas partes da frase sem subordinar uma à outra, conferindo sentido completo ao período.
Ao analisar essas opções, percebemos que a única afirmação que não condiz com a função das palavras na oração é a alternativa D, pois o verbo “pensava” não pode ser um adjetivo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tereza era filha única e pensava QUE (conjunção integrante) --> o mundo era muito pequeno (Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta).
Corrijam os equívocos, se houver.
Alguem poderia me explicar pq não é a letra b?
Se realmente existe mais de uma oração,ou seja mais de um verbo?
Bom, só sei que o gabarito é letra D.
Mariana,
Existem 2 orações, seus respectivos verbos são: ERA e PENSAVA.
A questão possui mais de um gabarito.
A alternativa A afirma que a frase é composta por coordenação, mas temos uma oração subordinada substantiva objetiva direta "...que o mundo era muito pequeno", de modo que a frase é composta por coordenação e subordinação, se a banca queria a análise apenas da parte coordenada da frase deveria assim ter solicitado.
A assertiva D é igualmente correta como afirma o gabarito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo