Observe a frase abaixo e assinale a alternativa que completa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q754637 Português
Observe a frase abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente e respectivamente as lacunas: Os estudantes, _________________ receberam seus trabalhos e ficaram muito preocupados, pois não esperavam um _________________ resultado e foi o que acontecera.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder à questão proposta, precisamos entender a diferença entre as palavras "mal" e "mau". Trata-se de uma questão de ortografia, que envolve a escolha correta entre palavras homônimas, ou seja, palavras que têm a pronúncia semelhante, mas significados e grafias diferentes.

"Mal" é um advérbio que indica o contrário de "bem". Pode ser sinônimo de "de modo incorreto" ou "insatisfatoriamente". Por exemplo: "Ele foi mal na prova."

"Mau" é um adjetivo que se opõe a "bom". Refere-se a algo de qualidade ruim ou moralmente negativo. Por exemplo: "Ele é um mau aluno."

Agora, vamos aplicar isso às lacunas da frase fornecida:

1. "Os estudantes, mal receberam seus trabalhos e ficaram muito preocupados..."

Aqui, "mal" é usado para indicar que algo aconteceu logo após outra ação. A frase quer dizer que assim que os estudantes receberam os trabalhos, ficaram preocupados.

2. "...pois não esperavam um mau resultado e foi o que acontecera."

Nesta parte, "mau" descreve a qualidade do resultado, que foi ruim. Portanto, "mau" é o termo correto para expressar um resultado insatisfatório.

Com base nessas explicações, a alternativa correta é a C - mal - mau.

Analisando as outras alternativas:

Alternativa A - mal - mal: A segunda lacuna não pode ser preenchida por "mal" porque precisamos de um adjetivo para descrever o resultado, e "mal" é um advérbio.

Alternativa B - mau - mau: A primeira lacuna não pode ser "mau" porque precisamos de um advérbio que indique que a ação ocorreu logo após outra, e "mau" é um adjetivo.

Alternativa D - mau – mal: A primeira lacuna não pode ser "mau" porque o sentido correto é "assim que", e a segunda lacuna precisa de um adjetivo para descrever "resultado".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO LETRA C.

mal antônimo de bem

mau antônimo de bom

 

Substituam no texto e sejam felizes.

 

LETRA C

GABARITO: LETRA C

A forma mal pode ser um substantivo, um advérbio (antônimo de “bem”) ou uma conjunção subordinativa temporal (equivalendo a “logo que, assim que”). Já mau pode ser um substantivo ou um adjetivo (equivalendo a “bom”).

– O mal de Parkinson é uma doença incômoda. (substantivo)

– A pessoa anda mal, fala mal etc. (advérbio, advérbio)

– Engraçado, mal toquei no assunto, eu me lembrei de uma coisa: os maus da humanidade sofreram disso, sabia? (conjunção subordinativa temporal, substantivo)

– Tenho um amigo que é muito mau, será que...? (adjetivo)

FONTE: A Gramática Para Concursos Públicos – Pestana,Fernando.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo