Segundo Iamamoto (1998), “o grande desafio na atualidade (co...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: B
[...] no cenário das dificuldades hoje presentes, foram identificadas três armadilhas das quais a categoria se viu prisioneira nos últimos anos – o teoricismo, o politicismo e o tecnicismo – sobre as quais é preciso refletir. Mas antes, faz-se necessário elucidar elucidar os pressupostos em que se baseou a procura de firmar novos pilares para o exercício profissional e os desvios de rota verificados (IAMAMOTO, 2007, p. 53)
IAMAMOTO, Marilda. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2007.
Iamamoto, afirma que a busca por novos pilares se basearam em três pressupostos, onde cada um enfatizava um determinado elemento: teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo.
Acerca do pressuposto que atribui ênfase ao elemento técnico-operativo a autora afirma que apesar de procedente a necessidade de estabelecimento de uma base técnico-operativa para a profissão ”o privilégio da eficiência técnica, se considerado isoladamente, é insuficiente para propiciar uma atuação profissional crítica e eficaz. Ao se descolar dos fundamentos teórico-metodológicos e ético políticos poderá derivar em mero tecnicismo”.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo