Tanto na América espanhola como na portuguesa, a pregação da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEDU-ES Prova: FCC - 2016 - SEDU-ES - Professor - História |
Q720388 História
Tanto na América espanhola como na portuguesa, a pregação da fé cristã aos nativos contribuiu para a dominação das populações indígenas por parte das metrópoles, uma vez que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A pregação da fé cristã nas Américas, tanto na parte espanhola quanto na portuguesa, desempenhou um papel significativo na dominação das populações indígenas. Esse processo religioso estava intrinsecamente ligado aos interesses das metrópoles colonizadoras.

Os cristãos novos, ou seja, aqueles que haviam sido recém-convertidos, chegaram nas colônias e desempenharam um papel importante na sociedade colonial. Junto aos líderes indígenas convertidos, eles foram fundamentais na disseminação de uma visão positiva do rei, o soberano da metrópole. Esse mecanismo de controle social contribuiu significativamente para a redução drástica no número de revoltas, fortalecendo assim o domínio colonial.

Portanto, observa-se que a conversão ao cristianismo não foi apenas uma questão de fé, mas também um instrumento estratégico de controle político e social, que auxiliou na manutenção do poder das metrópoles sobre suas colônias e na pacificação das relações com as comunidades indígenas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B)

os jesuítas e demais missionários atuaram conjuntamente a serviço do Papa e do Rei, empenhando-se na dupla tarefa da conversão espiritual e submissão ideológica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo