O Manual de Práticas de Contagem (CPM) [IFPUG, 2010b] apres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: IDECAN - 2014 - AGU - Analista de Sistemas |
Q418830 Engenharia de Software
O Manual de Práticas de Contagem (CPM) [IFPUG, 2010b] apresenta as regras de contagem de pontos de função de projetos de desenvolvimento, projetos de melhoria e aplicações implantadas. O CPM 4.3 define lógica de processamento como requisitos especificamente solicitados pelo usuário para completar um processo elementar. Assinale a alternativa abaixo INCORRETA acerca desses requisitos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Dados filtrados e selecionados sem necessidade de critérios.

A pergunta diz respeito às regras de contagem de pontos de função, que são métodos padronizados e reconhecidos internacionalmente para a mensuração de software. No contexto do Manual de Práticas de Contagem (CPM) do IFPUG, a lógica de processamento define o que é necessário para um processo elementar ser completado, especificamente a partir dos requisitos do usuário.

Vamos ao ponto central da alternativa selecionada:

  • O CPM estabelece que lógica de processamento deve envolver manipulações de dados com base em critérios logicamente controlados, ou seja, regras ou condições definidas que permitam a execução de tais operações. A alternativa C sugere que poderiam haver filtragens ou seleções de dados sem a necessidade de quaisquer critérios, o que contradiz as práticas estipuladas pelo CPM. Portanto, é incorreta porque desrespeita a definição de lógica de processamento que depende de critérios específicos solicitados pelo usuário.

É crucial entender que para um ponto de função ser contado, é necessária uma lógica de processamento que não apenas manipule os dados, mas o faça seguindo requisitos precisos fornecidos pelo usuário. Portanto, qualquer processo que ocorra sem a necessidade de critérios estabelecidos não se alinha com as diretrizes do CPM para contagem de pontos de função.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A letra C é a única alternativa não prevista no CPM 4.3, conforme visto noRoteiro de Métricas de Software do SISP Versão 2.0 (http://www.sisp.gov.br/ct-gcie/download/file/Roteiro_de_Metricas_de_Software_do_SISP_-_v2.0.pdf):


O CPM 4.3 define lógica de processamento como requisitos especificamente solicitados pelo usuário para completar um processo elementar. Esses requisitos devem incluir uma ou mais das seguintes ações:

• Validações são executadas;

• Fórmulas matemáticas e cálculos são executados;

• Valores equivalentes são convertidos;

Dados são filtrados e selecionados através da utilização de critérios; (A LETRA C cita a não utilização de critérios, o que invalida a alternativa).

• Condições são analisadas para verificar quais são aplicáveis;

• Um ou mais ALIs são atualizados;

• Um ou mais ALIs ou AIEs são referenciados;

• Dados ou informações de controle são recuperados;

• Dados derivados são criados através da transformação de dados existentes, para criar dados adicionais;

O comportamento do sistema é alterado; (LETRA B)

Preparar e apresentar informações para fora da fronteira; (LETRA D)

Receber dados ou informações de controle que entram pela fronteira da aplicação; (LETRA E)

Dados são reordenados. (LETRA A)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo