Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CETAP Órgão: HOL Prova: CETAP - 2023 - HOL - Farmacêutico |
Q2427083 Farmácia

Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são ansiolíticos empregados no tratamento da ansiedade generalizada, pânico, ansiedade social e TOC (transtorno obsessivo-compulsivo). São eficazes também no tratamento da depressão maior. Assinale a alternativa que contém o fármaco que faz parte desta classe de medicamentos.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ISRS incluem citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sertralina e vilazodona. Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) são uma classe de antidepressivos que agem inibindo a recaptação da serotonina (5-hidroxitriptamina [5-HT]). Por isso, são responsáveis por aumentar a concentração desse neurotransmissor no corpo e no cérebro.

 

·Antidepressivo tricíclico: Amitriptilina; Clomipramina; Desipramina; Imipramina; Nortriptilina; Doxepina. Bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA). Aminas terciárias inibem preferencialmente a recaptura de 5-HT e secundárias a de NE. Ultizados para tratar: dor neuropatica; enxaqueca; vômito; insônia;

 

Selegilina: aumenta os níveis cerebrais de dopamina, seja através da inibição do metabolismo, por meio da inibição da ação da enzima Mono Amino Oxidase (MAO) principalmente a MAO-A (metabolização da serotonina 5-HT e noradrenalina NA) e MAO-B. É indicada para o tratamento da Doença de Parkinson idiopática em combinação com levodopa ou levodopa e carbidopa

 

Benzodiazepínicos: medicamentos que causam inibição leve do sistema nervoso, com consequente ação anticonvulsivante, sedativa leve, relaxante muscular e tranquilizante. Exemplos: Alprazolam, Bromazepam, Clonazepam, Diazepam e Lorazepam. o ligarem-se a este receptor, os benzodiazepínicos aumentam sua afinidade pelo neurotransmissor GABA, levando ao aumento da freqüência de abertura do canal de íons. O influxo de íons cloreto para a célula gera a hiperpolarização da membrana plasmática neuronal, diminuindo sua capacidade de excitação.

 

Bupropiona: é um inibidor seletivo da recaptação neuronal de catecolaminas (norepinefrina e dopamina), com efeito mínimo na recaptação de indolaminas (serotonina) e que não inibe a monoaminoxidase (MAO).

Ou seja, serve para tudo e para nada!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo