A pluralidade de calendários existente ao compararmos as mai...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Observamos que a pluralidade de calendários ao longo das diversas culturas enfatiza que a importância atribuída à passagem e à medição do tempo não é uma característica exclusiva de povos com determinadas atividades como a guerra ou o comércio. Pelo contrário, a necessidade de medir o tempo é uma constante humana, influenciada por diversos fatores, como atividades agrícolas, religiosas, sociais e econômicas.
Assim, a alternativa correta destaca que a relevância dada ao tempo não está atrelada somente a povos guerreiros ou àqueles que valorizam o comércio em detrimento da agricultura. Trata-se de um aspecto transversal às sociedades humanas, adaptando-se conforme as necessidades e circunstâncias de cada grupo.
É importante lembrar que o tempo e sua medição são fundamentais para a organização das atividades humanas, sendo moldados conforme a evolução cultural e tecnológica de cada povo. Sendo assim, ao analisarmos a construção dos calendários, podemos compreender aspectos valiosos sobre as sociedades que os criaram.
Conclusão: A multiplicidade de sistemas de contagem do tempo reflete a diversidade cultural e a complexidade das relações humanas com o ambiente e consigo mesmos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A presença de calendário é antiga em diversos povos. Isto podemos notar nos egípcios, hebreus, povos que faziam medições de seus tempos.
Privilegiar aspectos racionais, antireligiosos, "evolução cutural", em detrimento de aspectos contrário a estes, incluindo celebrativo diversos, é um passo para o erro ao responder questões tais como esta. Vale lembrar que o calendário faz parte da cultura de um povo, e que muitos aspectos envolvem o saber de uma população: racionais, emocionais, celebrativo ...
"É em um tempo do calendário (independente do adotado) que os homens agem,configurando suas formas de existência no mundo"
(Diálogos e Perspectivas na Formação do Profissional de História. org.Andréa Rocha Rodrigues e Elvis Pereira)
Acertei a questão, no entanto, fiquei com dúvida na alternativa "d", por qual razão ela também não se encaixa?
Quanto a opção D, a parte final está errada. Para além da racionalização do tempo, as sociedades também se utilizavam de eventos "celebrativos, míticos e religiosos" como forma de marcar a passagem do tempo.
C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo