Na década de 1970, pesquisas arqueológicas destinadas a mape...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEDU-ES Prova: FCC - 2016 - SEDU-ES - Professor - História |
Q720396 História
Na década de 1970, pesquisas arqueológicas destinadas a mapear os primeiros habitantes do Brasil e da América encontraram na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, um crânio feminino batizado de Luzia. A constatação da presença de traços negroides desse crânio, contribuiu para
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O crânio de Luzia, encontrado na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, é uma descoberta arqueológica fundamental que remonta à presença dos primeiros habitantes do Brasil e da América. Este crânio feminino possui características marcantes e específicas, que sugerem a presença de traços negroides. Tal achado tem implicações significativas para a compreensão da ocupação humana no continente.

Resposta Correta: A existência de traços negroides no crânio de Luzia apoia a teoria de que a ocupação do continente americano ocorreu com a chegada de grupos humanos tanto de origem mongoloide quanto negroide. Essa migração teria se dado através do estreito de Behring, durante um período em que as águas estavam congeladas, facilitando a passagem entre os continentes.

Essa descoberta é crucial para entendermos a diversidade dos primeiros grupos que chegaram ao continente americano e como essas populações contribuíram para a ocupação e desenvolvimento das civilizações subsequentes no Novo Mundo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C) Depois que encontraram Luzia, e após exames, constataram que o perfil de luzia era muito similar ao perfil dos atuais aborígenes Australianos e aos povos Africanos. Diferente do perfil dos povos asiáticos, que supostamente teriam dado origem aos nativos americanos, na passagem do estreito de bhering. E com o perfil de Luzia, há teorias de que numa época glacial, houve atravessia diretamente da África para a América do sul, através de ilhas e possivelmente, pela Antártica!

#RIP Museu Nacional

Gabarito: C

"Para o antropólogo Walter Neves, da USP, e seu colega Héctor Pucciarelli, da Universidade de La Plata, Argentina, a povoação do continente americano teve dois componentes biológicos: os primeiros povoadores das Américas vieram da Ásia, mas não eram mongoloides (asiáticos típicos), e sim 'australo-melanésios' de características negroides. Essa população teria cruzado o estreito de Bering, entre Sibéria e Alasca, há cerca de 15 mil anos, tendo sido extinta devido a algum tipo de competição com os mongoloides, avós dos índios atuais (o segundo componente biológico), que imigraram depois."

Fonte: Toda a História: história geral e do Brasil (2009. p.16)

"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 

ao meu ver é a letra E, pois foi pelo o estreito de Bering que os primeiros habitantes do continente africano americano chegaram ao Brasil, isso aconteceu porque as águas estavam congeladas, estou com dúvida, gostaria muito que a professora fizesse um comentário.

Ainda marquei a letra E. Porém só agora percebi o erro. Quando se fala em Luzia, já temos em mente que ela possui traços negroides. Os negroides, por sua vez, são relacionados aos povos aborígenes australianos e até africanos, devido a sua semelhança. A teoria do Estreito de Bering ou Teoria de Clovis, dá base aos negroides que foram os humanos que atravessaram a tal ponte de gelo formada entre a antiga Sibéria e a América do Norte devido justamente à localização. O erro da letra E está justamente em afirmar que ambos grupos vieram "simultaneamente". Além disso, os mongoloides vieram principalmente pelo mar, e não pelo Estreito de Bering.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo