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Q370100 Arquitetura de Software
Um Padrão de Projeto de Software ou Padrão de Desenho de Software, também muito conhecido pelo termo original em inglês, Design Pattern, descreve uma solução geral reutilizável para um problema recorrente no desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos. Não é um código final; é uma descrição ou modelo de como resolver o problema do qual trata, que pode ser usada em muitas situações diferentes. Os Padrões de Projeto normalmente definem as relações e interações entre as classes ou objetos, sem especificar os detalhes das classes ou objetos envolvidos, ou seja, estão num nível de generalidade mais alto. Um padrão de projeto define: seu nome; o problema; a solução; quando aplicar esta solução e suas consequências. O movimento ao redor de padrões de projeto ganhou popularidade com o livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, publicado em 1995. Os autores desse livro, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, são conhecidos como a "Gangue dos Quatro" (Gang of Four) ou simplesmente "GoF". Os Padrões GOF, são organizados em três famílias, qual das alternativas a seguir apresenta a denominação dessas três famílias:

Alternativas

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A alternativa correta é A - Criação, estruturais e comportamentais.

Vamos entender por que essa é a resposta correta e por que as outras alternativas estão incorretas.

Os Padrões de Projeto (ou Design Patterns) são soluções gerais e reutilizáveis para problemas recorrentes no desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos. Eles foram popularizados pelo livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, escrito por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, conhecidos como a "Gangue dos Quatro" ou GoF (Gang of Four).

Os padrões GoF são organizados em três principais categorias:

  • Padrões de Criação: Tratam da criação de objetos, ajudando a fazer o sistema independente de como seus objetos são criados, compostos e representados. Exemplos: Singleton, Factory Method, Abstract Factory, Builder, Prototype.
  • Padrões Estruturais: Lidam com a composição de classes ou objetos. O objetivo é formar grandes estruturas de uma forma flexível e eficiente. Exemplos: Adapter, Composite, Proxy, Flyweight, Facade, Bridge, Decorator.
  • Padrões Comportamentais: Focam na comunicação e interação entre os objetos, descrevendo como os objetos trabalham juntos. Exemplos: Chain of Responsibility, Command, Interpreter, Iterator, Mediator, Memento, Observer, State, Strategy, Template Method, Visitor.

Justificando a alternativa correta (A):

A alternativa A é a correta porque menciona as três categorias que realmente organizam os padrões de projeto segundo a Gangue dos Quatro: Criação, Estruturais e Comportamentais. Estas categorias abrangem todas as soluções descritas no livro e são amplamente reconhecidas na literatura de engenharia de software.

Analisando as alternativas incorretas:

B - Criação, arquiteturais e desenvolvimento: Esta alternativa está incorreta porque "arquiteturais" e "desenvolvimento" não são categorias definidas pelos GoF. A categoria correta que deveria substituir "arquiteturais" é "estruturais", e "desenvolvimento" não é uma categoria reconhecida no contexto dos padrões GoF.

C - Desenho, estruturais e desenvolvimento: Esta alternativa está incorreta porque "desenho" e "desenvolvimento" não são categorias dos padrões GoF. A categoria correta é "criação" em vez de "desenho", e "comportamentais" em vez de "desenvolvimento".

D - Definição, arquitetura e desenvolvimento: Esta alternativa também está incorreta. "Definição" e "desenvolvimento" não são categorias reconhecidas pelos GoF. As categorias corretas são "criação", "estruturais" e "comportamentais".

E - Definição, estruturais e comportamentais: Embora "estruturais" e "comportamentais" estejam corretas, "definição" não é uma categoria dos padrões GoF. A categoria correta seria "criação".

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor os Padrões de Projeto e a diferenciação correta das suas categorias. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!

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Comentários

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Os padrões "GoF" são organizados em 3 famílias :

Padrões de criação : relacionados à criação de objetos
Padrões estruturais : tratam das associações entre classes e objetos.
Padrões comportamentais : tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.

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