Morte por hemorragia intra-abdominal, choque hipovolêmico e ...
morbidade e incapacidade para o trabalho, sendo uma das principais
causas de morte na população com menos de 40 anos de idade. Acerca
desse tipo de trauma, julgue os itens seguintes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
O trauma abdominal é uma condição médica crítica, frequentemente associada a alta mortalidade e morbidade. Este tipo de trauma é especialmente prevalente entre indivíduos com menos de 40 anos de idade, devido a acidentes de trânsito, quedas e violência, entre outras causas. O enunciado da questão destaca algumas das principais complicações associadas a traumatismo abdominal fechado, como hemorragia intra-abdominal, choque hipovolêmico, sepse, e o rompimento de órgãos sólidos.
Hemorragia intra-abdominal ocorre quando há sangramento dentro da cavidade abdominal devido a lesões em vasos sanguíneos ou órgãos. Isso pode rapidamente levar a um choque hipovolêmico, uma condição em que o corpo não tem volume de sangue suficiente para manter a circulação eficaz, resultando em pressão arterial baixa e risco de morte.
Sepse é uma resposta inflamatória severa a uma infecção, que pode ocorrer se o conteúdo intestinal vazar para a cavidade abdominal devido à perfuração de um órgão, por exemplo. Isso torna a sepse uma complicação potencialmente fatal de traumas abdominais.
O rompimento de órgãos sólidos, como fígado e baço, é uma consequência comum de traumatismo abdominal fechado. Esses órgãos são particularmente vulneráveis a forças de cisalhamento e compressão, que podem resultar em lacerações e hemorragias significativas.
Portanto, a descrição do enunciado sobre as complicações do trauma abdominal fechado está correta, justificando a marcação da alternativa "C - certo".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo