O Balanço Patrimonial é um dos relatórios mais importantes g...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) A coluna denominada Passivo contém o conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa (O Passivo é a coluna da direita e contém as obrigações da empresa com terceiros);
B) Os ativos circulantes representam o total das aplicações dos proprietários na empresa (Total das aplicações dos proprietários da empresa é o Patrimônio Líquido - PL);
C) Uma coluna é denominada Ativo e Patrimônio Líquido e a outra denominada Passivo (constituída de duas partes: a coluna do lado direito, denominada Passivo e Patrimônio Líquido; a coluna do lado esquerdo, denominada Ativo);
D) Os ativos circulantes são aqueles que se espera que sejam convertidos em caixa no prazo máximo de um ano - CORRETA;
E) A coluna denominada Ativo contém as obrigações exigíveis da empresa (o Ativo contém os bens e direitos da empresa)
Fonte: www.contabeis.com.br
Só para não zerar a prova hehe
O ativo circulante diz respeito aos direitos e bens, mas, neste caso, com maior liquidez, ou seja, que podem ser convertidos em dinheiro para a empresa a curto prazo.
É o caso de estoques, depósitos, matérias-primas, mercadorias, contas a receber no exercício em vigência, transferências na conta corrente da empresa, entre outros.
Existem 3 subcategorias de ativos circulantes. São elas:
O ativo circulante cíclico, como o próprio nome sugere, diz respeito aos ativos relacionados ao ciclo operacional da empresa, isto é, a todas as atividades do dia a dia da empresa que se repetem com frequência.
Como são bens regulares, é comum que alguns passem despercebidos, porém é fundamental que a equipe da empresa mantenha um registro preciso com todos os dados dos ativos cíclicos.
O ativo cíclico se destina, principalmente, a pagar os passivos cíclicos, ou seja, faz parte da organização efetiva da empresa e afeta diretamente na rotina e no bom funcionamento do empreendimento.
Exemplo:
Mercadorias, assim como adiantamentos com os fornecedores, são exemplos práticos de contas que podem ser consideradas ativos circulantes cíclicos.
O ativo circulante operacional representa os processos operacionais da empresa, isto é, que são cruciais para o seu funcionamento.
Os ativos operacionais podem ser circulantes (com recebimento a curto prazo), ou não circulante, podendo ser revertidos em dinheiro apenas a longo prazo.
Exemplo:
Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos e às duplicatas, principalmente.
Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.
O ativo circulante líquido (também chamado de ativo circulante financeiro), diz respeito a todos os bens ganhos por meio de atividades e investimentos da empresa.
Assim como acontece com a categoria anterior, a modalidade pode ser dividida entre não circulante e circulante.
O não circulante leva mais tempo para ser transformado em recursos, e é dedicado para contas a longo prazo, enquanto o ativo circulante líquido pode ser convertido mais rapidamente.
O principal objetivo de uma instituição é juntar a maior quantia possível de ativos líquidos, principalmente os circulantes. Assim, se pode investir em maneiras de alavancar o empreendimento e conseguir mais lucros em pouco tempo.
Exemplo:
Investir em fundos imobiliários, em ações e até mesmo em títulos públicos e privados. Tudo isso envolve ativos líquidos.
Para saber se a conta é circulante ou não circulante, basta consultar o prazo da transformação em recurso. Caso passe de 1 ano, será tido como não circulante. Caso contrário, se inferior a 12 meses, o ativo será circulante.
https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/ativo-circulante-e-ativo-nao-circulante/
Não é correto dizer que Ativo Circulante tem prazo máximo 1 ano.
_________
Primeiro, vejamos o que a NBC TA nos informa:
"66. O ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:
(a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade;
(b) está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado;
(c) espera-se que seja realizado até doze meses após a data do balanço; ou
(d) é caixa ou equivalente de caixa (conforme definido no Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a data do balanço.
Todos os demais ativos devem ser classificados como não circulantes"
_________
Agora vamos analisar:
"Após a data do balanço" não é sinônimo de "no prazo máximo de um ano"
Ou seja, se eu estiver olhando um AC antes da data do balanço, ele será AC se for realizado até o término do exercício seguinte; logo terá mais de 12 meses.
_________
Ex: Vou olhar/ classificar um AC em Julho/2010 -> A data do balanço daquele ano será 31/12/2010.
O AC será classificado caso ele seja realizado até 31/12/2011.
Sendo assim, ele tem 6 meses em 2010 + 12 meses em 2011 = Dando um total de 18 meses (e isso é mais que 1 ano).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo